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Fórmula Indy

Fechado com a Foyt

RIO DE JANEIRO – Fora dos planos da Chip Ganassi Racing para a temporada 2018 da Fórmula Indy, Tony Kanaan garante a presença de pelo menos um piloto brasileiro no grid da categoria estadunidense de monopostos ao acertar seu ingresso na equipe de uma autêntica lenda viva do automobilismo mundial: o baiano de 42 anos […]

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RIO DE JANEIRO – Fora dos planos da Chip Ganassi Racing para a temporada 2018 da Fórmula Indy, Tony Kanaan garante a presença de pelo menos um piloto brasileiro no grid da categoria estadunidense de monopostos ao acertar seu ingresso na equipe de uma autêntica lenda viva do automobilismo mundial: o baiano de 42 anos será um dos contratados de Anthony Joseph (A.J.) Foyt para o próximo ano.

Tony assinou para todo o próximo campeonato com opção de renovação por mais um período. Será a 21ª temporada do piloto brasileiro na competição, defendendo ao longo de todo esse tempo os times Tasman Motorsports (1998), Forsythe (1999), Morris Nunn Racing (2000-2002), Andretti (2003-2010), KV Racing Technology (2011-2013) e, desde 2014, era contratado da Chip Ganassi Racing. O campeão da categoria em 2004 venceu uma única corrida pelo time atual, em Fontana, na Califórnia. Nesta temporada, o melhor resultado foi o 2º posto no oval do Texas.

Kanaan será o primeiro brasileiro em sete anos a guiar para a equipe do “Super Tex”. O primeiro talvez poucos se recordem: foi Marco Greco, nas 500 Milhas de Indianápolis de 1996. Depois, vieram Aírton Daré (que venceu uma corrida pela equipe, no oval do Kansas), Felipe Giaffone e Vítor Meira. Bruno Junqueira também serviu à Foyt para uma Indy 500, em 2011. Mas efetivamente, não competiu pela escuderia.

Apesar de toda sua tradição dentro da categoria, a A.J. Foyt não vive um bom momento. Não vence uma prova desde 2013 com Takuma Sato e neste ano, com Carlos Munoz e Conor Daly a bordo, o melhor resultado foi um 5º lugar com o filho de Derek Daly, no circuito de Gateway. No campeonato, o colombiano é o 16º colocado e o companheiro de equipe está em décimo-oitavo.

A Ganassi já tem praticamente tudo definido para o ano que vem: o substituto de Kanaan será Brendon Hartley, integrante do time oficial da Porsche no FIA World Endurance Championship que lidera o campeonato deste ano em parceria com Timo Bernhard e Earl Bamber. Com o fim do programa do construtor alemão no WEC, Hartley fechou um contrato para ser o novo colega de time do conterrâneo Scott Dixon – com a possibilidade (ainda incerta) de participação nas provas de Endurance defendendo o time que alinha o modelo Ford GT EcoBoost nas classes de Grã-Turismo.

A CGR reduz seu programa pela metade, pois serão apenas dois carros na próxima temporada e os outros pilotos, Max Chilton e Charlie Kimball, terão que procurar outras escuderias para continuar a correr.