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Mundial de Endurance

FIA ratifica calendário do WEC com Sebring e Silverstone… e sem Brasil

RIO DE JANEIRO – A FIA publicou hoje as decisões do Conselho Mundial da entidade, que se reuniu hoje em Paris, na França. E uma delas foi a ratificação do calendário da chamada “Super Season” do FIA World Endurance Championship (WEC), que terá uma temporada bienal com largada em maio do próximo ano em Spa-Francorchamps. […]

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RIO DE JANEIRO – A FIA publicou hoje as decisões do Conselho Mundial da entidade, que se reuniu hoje em Paris, na França. E uma delas foi a ratificação do calendário da chamada “Super Season” do FIA World Endurance Championship (WEC), que terá uma temporada bienal com largada em maio do próximo ano em Spa-Francorchamps.

A principal novidade é a definição do formato da corrida de Sebring, que será em março de 2019: o evento que marca o retorno do tradicional circuito da Flórida ao campeonato após a prova inaugural ter sido realizada justamente ali em 2012, num evento conjunto com o extinto ALMS, será disputado em 1500 milhas de percurso, aproximadamente 2,4 mil km. A largada dessa corrida acontecerá duas horas após o encerramento das 12 Horas de Sebring, estas sim válidas pelo IMSA Weather Tech SportsCar Championship.

Muito se comentou – especialmente no blog – que o Brasil tinha chances (e elas existiam, de fato) de sediar uma corrida do WEC novamente. É um plano que não está totalmente abandonado. A “Super Season” de 2018/19 contempla oito etapas com repetição de provas em Spa-Francorchamps e Le Mans – e o CEO do Mundial de Endurance, Gérard Neveu, garante que será levada à risca a ideia de ter no certame de 2019/20 um total de sete etapas, sendo três na Europa, duas na Ásia e duas no continente americano. E o dirigente disse no México que a volta do Brasil era possível, tanto que os mexicanos já estão descartados para o futuro.

Mas não para este campeonato, infelizmente. Os organizadores já haviam anunciado em Austin, pouco depois dos primeiros treinos, que Silverstone – antes carta fora do baralho – voltava ao calendário em agosto, atendendo – dizem – a pedidos das equipes europeias. O único senão é o enorme intervalo entre os eventos de Xangai e Sebring. Interlagos e o Brasil preencheriam a lacuna já que havia uma data em aberto para fevereiro, que pode caber perfeitamente na temporada seguinte. Só nos resta esperar.

Nesta mesma reunião, a FIA confirmou que os protótipos LMP1 – caso haja realmente algum carro na categoria principal e espera-se que exista inscritos – estarão competindo juntos sem separação entre híbridos e não-híbridos. Haverá um ajuste no fluxo de combustível e no consumo dos não-híbridos em relação aos modelos que optarem pela tecnologia de motores elétricos, bem como haverá o chamado EoT (Equivalence of Technology) entre os não-híbridos aspirados e turboalimentado, com a proibição de desenvolvimentos aerodinâmicos pertinentes a interruptores de fluidos e energia entrando em vigor oficialmente a partir de 2019.

O calendário definitivo para a temporada 2018/19 do WEC é este:

2018

6 e 7 de abril – Prólogo (Paul Ricard, França)
5 de maio – 6 Horas de Spa-Francorchamps
16 e 17 de junho – 24 Horas de Le Mans
19 de agosto – 6 Horas de Silverstone
21 de outubro – 6 Horas de Fuji
18 de novembro – 6 Horas de Xangai

2019

17 de março – 1500 Milhas de Sebring
4 de maio – 6 Horas de Spa-Francorchamps
15 e 16 de junho – 24 Horas de Le Mans