RIO DE JANEIRO – A notícia não é nova, mas cabe ser lembrada aqui no blog: a Mazda e a Joest Racing fizeram enfim o primeiro teste dinâmico com o protótipo RT24-P DPi do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Foi o pontapé inicial de uma nova era, confirmada em meados de julho. Passou-se praticamente dois meses desde o anúncio e os primeiros quilômetros do carro sob a responsabilidade da nova parceira.
E para marcar território, a Joest Racing fez o primeiro treino com seu novo brinquedo na Alemanha, no circuito de Hockenheim.
Segundo Larry Holt, gerente da Multimatic – que fará sozinha o desenvolvimento do carro após o fim da parceria com a Riley Technologies – os primeiros treinos foram importantes não só para a coleta de dados pelo time chefiado por Reinhold Joest e Ralf Jüttner como também para a própria Multimatic avaliar os pontos chaves para a solicitação de uma re-homologação do chassi, passando por um update de aerodinâmica.
Os testes foram realizados por três pilotos. Dois deles, velhos conhecidos do programa da marca via Speedsource – Jonathan Bomarito e Tristan Nunez, cuja experiência como pilotos da Mazda não poderia ser desprezada. O terceiro nome, a convite da equipe, foi o alemão René Rast, um irmão torto do meu colega de Fox Sports Thiago Alves.
A estreia da nova versão do Mazda RT24-P com a tutela do Team Joest, que já reformula a antiga base dos tempos de Audi e American Le Mans Series lá em Atlanta, no estado da Geórgia, será mesmo em janeiro, na disputa das 24 Horas de Daytona.