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Automobilismo Nacional

O bote do Predador: família Bana vence as 500 Milhas de Londrina

LONDRINA (até a volta!) – Foram infrutíferas as tentativas desde 2011. Mas valeu a pena insistir e perseverar: a família Bana voltou ao topo do pódio na 26ª edição das 500 Milhas de Londrina, como sempre uma corrida marcada pela imprevisibilidade, por quebras e… pela chuva. Não é a mesma coisa competir pelo traçado de 3,055 […]

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Jair e Duda Bana conquistaram a terceira vitória juntos e o patriarca, aos 62 anos, agora é o maior vencedor individual da história das 500 Milhas de Londrina, na geral (Foto: Vanderley Soares/Divulgação)

LONDRINA (até a volta!) – Foram infrutíferas as tentativas desde 2011. Mas valeu a pena insistir e perseverar: a família Bana voltou ao topo do pódio na 26ª edição das 500 Milhas de Londrina, como sempre uma corrida marcada pela imprevisibilidade, por quebras e… pela chuva. Não é a mesma coisa competir pelo traçado de 3,055 km em busca da vitória após 263 voltas se Pedrão não dá o ar da graça – e foram três as pancadas de chuva ao longo do sábado.

Mas quem pensa que Jair e Duda Bana, que largaram da pole position após uma performance espetacular na definição do grid, tiveram vida fácil, se enganou completamente. A corrida tomou um rumo diferente já no comecinho, quando a Ferrari 430 #23 da equipe Greco, pilotada pelo “patrão” Fábio Greco, tomou o rumo dos boxes após 14 voltas percorridas em perseguição aos rivais: coletor do escape rachado, tirando potência do motor e fazendo o V8 funcionar pela metade, com apenas quatro cilindros.

Os mecânicos foram rápidos o quanto puderam, mas para resolver o problema do coletor, tiveram inclusive que tirar a parte traseira do assoalho do carro. O conserto demorou 1h22min e a equipe voltou nas últimas posições, ainda recuperando cinco voltas para terminar em 12º lugar. Como consolo, Guilherme Salas, convidado para integrar a tripulação junto a Greco e Renato Cattalini, marcou a melhor volta em 1’13″903.

Logo depois que isso aconteceu, veio a primeira pancada de chuva. O forte calor durante o sábado trouxe vento e nuvens ameaçadoras rondavam a pista, até que um temporal se abateu sobre o circuito, provocando a entrada do Safety Car.

Nessa situação, os pilotos foram obrigados a usar seus faróis auxiliares para enxergar melhor com a luz natural se extinguindo aos poucos. E o protótipo Predador, que liderava, precisou recorrer aos boxes com pane elétrica. A vantagem confortável construída após o problema com a Ferrari foi rapidamente embora.

Até a altura da 126ª volta, o #35 seguiu na dianteira, mas um problema de suspensão mandou o carro pro boxe e parecia que as dificuldades do passado iriam se repetir. Não desta vez: os mecânicos conseguiram consertar o protótipo com motor Audi Turbo e a dupla de pai e filho voltou à pista, só que atrás de Sérgio Pistilli/Válter Pinheiro, que com seu Spyder passaram para a liderança, seis voltas na frente dos antigos ponteiros.

Com um ritmo forte apesar da pista úmida, Jair e Duda Bana foram recuperando paulatinamente a diferença, até que conseguiram a ultrapassagem sobre os líderes, faltando 52 voltas para o final. Mesmo um pneu furado, perto da bandeirada, não foi empecilho para que cruzassem a linha final dentro do limite de 7h estipulado pela organização, com duas voltas de vantagem para Pistilli/Pinheiro.

“Não foi fácil, tivemos vários problemas durante toda a prova, como o amortecedor e depois um pneu furado, além da chuva, mas fizemos uma boa corrida e o resultado foi muito bom”, comentou Jair, que se tornou o maior vencedor individual das 500 Milhas de Londrina. “É muita emoção, estou muito feliz”, disse o piloto, que do alto de seus 62 anos ainda acelera – e não é pouco.

O 2º lugar do #151 deu à dupla da AT Autosport a vitória na classe III, na frente do Cobalt V8 da equipe Absoluta, com seu característico e sensacional ronco de “veoitão”. Belo trabalho de Ney Faustini/Neyzinho Faustini/Edras Soares para terminarem em terceiro, enquanto o quarto lugar ficou com Miguel Mallaco/Carlos Antunes, vitoriosos no grupo II.

Com muita regularidade, o Spyder de Ricardo Furquim/Vander Penques/Beto Borghesi – este último, um dos organizadores do evento, chegou em 5º na geral, seguido por mais um Spyder tripulado por Mário Marcondes/Cláudio Leone/Luciano Borghesi e pelo Maserati de Eduar Mehry Neto/Caco Almeida/Beto Richa. Ele mesmo, o governador do Paraná.

Sempre cabe mais um para a posteridade: o pódio das 500 Milhas de Londrina contempla os 10 primeiros na geral. E o narrador Luc Monteiro, primeiro à esquerda, estava lá (Foto: Vanderley Soares/Divulgação)

Após muitos problemas, Bley Júnior/Aloysio Moreira levaram o Spyder #38 ao oitavo posto geral, seguidos pelo valente Gol de Rodrigo Tassi/Algacir Sermann e pelo Spyder guiado por Sérgio Martinez/Tinoco Soares/Luc Monteiro.

O narrador fez sua primeira corrida com pneus slicks (e de protótipo), afora o fato de ter guiado no último período com a pista molhada. Apesar da chateação com um erro que lhes custou algumas posições, Luc conseguiu superar o argentino Alejandro “El Principe” Cignetti e salvar o 10º posto muito comemorado pela trinca do carro #66 e que deu pódio – já que nas 500 Milhas o pódio geral contempla os 10 primeiros colocados.

Do total de 23 carros que deram a largada em razão do forfait da Alfa Romeo da 2RH Racing, que teve nada menos que três motores quebrados, dezesseis viram a quadriculada. Outros destaques, pelo espírito de luta ao longo da corrida, foram o simpático Fusca de César Ferro/Marcelo Rampazzo, o Puma de João Weiller/José Ademir de Carvalho e também o Aldee da família Pardo que, mesmo tendo problemas mecânicos, ainda ganhou a disputa em sua categoria.

Ano que vem tem mais!

O resultado final da 26ª 500 Milhas de Londrina:

1. #35 Jair Bana/Duda Bana
G-Stage/Bana Pneus
Protótipo Predador Audi Turbo – categoria I
263 voltas em 6h36min55seg381

2. #151 Sérgio Pistilli/Valter Pinheiro
AT Autosport
Protótipo Spyder Volkswagen – categoria III
261 voltas

3. #25 Ney Roberto Faustini/Edras Soares/Ney de Sá Faustini
Absoluta/Tigueis
Cobalt Stock V8 – categoria I
254 voltas

4. #128 Miguel Mallaco/Carlos Antunes
Dobilas Racing
Protótipo 1R Volkswagen – categoria II
243 voltas

5. #79 Vander Penques/Ricardo Furquim/Beto Borghesi
LT Racing Team
Protótipo Spyder Volkswagen – categoria III
243 voltas

6. #226 Luciano Borghesi/Mário Marcondes/Cláudio Leone
Motorcar
Protótipo Spyder Volkswagen – categoria III
241 voltas

7. #9 Eduar Mehry Neto/Caco Almeida/Beto Richa
CRT
Maserati Trofeo – categoria IV
240 voltas

8. #38 Aloysio Moreira/Luiz Bley Jr.
G-3 Racing
Protótipo Spyder VW Spiess – categoria II
240 voltas

9. #30 Algacir Sermann/Rodrigo Tassi
Sermann Racing
VW Gol 2 litros – categoria VI
231 voltas

10. #66 Luc Monteiro/Sérgio Martinez/Tinoco Soares
LT Racing Team
Protótipo Spyder Volkswagen – categoria III
224 voltas