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Sem ePrix

RIO DE JANEIRO – Menos de 24h após a bomba que o Grande Prêmio lançou com exclusividade, apurando que o Anhembi não seria mais o palco do ePrix do Brasil que estava marcado para 17 de março, a Formula E Holdings Limited, por e-mail, confirmou nesta quinta-feira que São Paulo está fora do calendário da […]

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Oficial: a prova da Fórmula E em São Paulo está cancelada e a categoria já busca alternativas para substituir o evento que não vai acontecer (Foto: Fórmula E/Reprodução Grande Prêmio)

RIO DE JANEIRO – Menos de 24h após a bomba que o Grande Prêmio lançou com exclusividade, apurando que o Anhembi não seria mais o palco do ePrix do Brasil que estava marcado para 17 de março, a Formula E Holdings Limited, por e-mail, confirmou nesta quinta-feira que São Paulo está fora do calendário da temporada 2017/18 que começa neste fim de semana com rodada dupla em Hong Kong.

A razão, como vocês sabem, é o alegado processo de privatização do Anhembi, já aprovado em primeira instância pela Câmara Municipal, há dois meses.

“As autoridades de São Paulo nos pediram para adiar a corrida para a quinta temporada em razão de um processo em curso de privatização do Parque do Anhembi. Correr em centros urbanos sempre impõe desafios, esse processo tende a ser mais longo que o esperado”, declarou o porta-voz da Fórmula E.

“E, em comum acordo com a cidade de São Paulo, decidimos colocar as negociações em stand-by até que o processo de privatização esteja concluído, com a demonstração do desejo da cidade em considerar a prova no calendário para o ano que vem”, complementou.

“Entretanto, nós estamos preparando uma solução alternativa para esta temporada, que vai ser formalmente apresentada no Conselho Mundial da FIA em Paris, na semana que vem”, finalizou.

A notícia já havia repercutido – mal, é claro – na quarta-feira. Lá do outro lado do mundo, o primeiro campeão da Fórmula E, o brasileiro Nelsinho Piquet, lamentou o acontecido.

“Acho que é uma pena para a imagem do Brasil na cena do esporte a motor mundial se a prova for cancelada realmente. A primeira corrida da história da Fórmula E estava marcada para o Rio e não aconteceu. Antes a Fórmula Indy ia abrir sua temporada em Brasília e não aconteceu. Na Fórmula 1, infelizmente, todo ano temos notícias de assaltos. Como brasileiro fico aborrecido de ver essas notícias ruins associadas ao país”, declarou o piloto.

Hoje, quem se manifestou foi Lucas Di Grassi. “#ePrix de Sao Paulo foi adiado para a temporada 5 por causa do plano de privatização do Anhembi, onde seria a corrida. Mas a história do Brasil com a Fórmula E está só começando. Novidades positivas virão.”, escreveu em seu Twitter.

Mais tarde, o piloto da Audi ainda se sairia com esta – descontados os erros de português, devidamente corrigidos.

“Porém, tenho que admitir, apesar de contrário ao desfecho, um excelente trabalho e profissionalismo da Prefeitura na condução da negociação. Um evento em 2019 faz mais sentido para todos, principalmente para a cidade de São Paulo.”

É… é claro que Di Grassi nunca falaria mal da prefeitura. Afinal, declarou publicamente apoio ao candidato vencedor do pleito no último ano e todo mundo do meio automobilístico sabia do seu envolvimento com a corrida, inclusive na parte de organização e também de desenho do suposto circuito – que, repito, nunca seria no Anhembi na data prevista, até porque não havia data. Tampouco o circuito.

Mas será que Lucas sabia com quem estava lidando?

O prefeito João Doria pode entrar para a história de São Paulo e, infelizmente, do automobilismo brasileiro. Da pior forma possível. Pois com seu plano de desestatização, já matou a Fórmula E no Anhembi e pode ser que a Fórmula 1 caia fora do país antes mesmo do prazo imaginado – o contrato vai até 2020, mas pode dar no alcaide uma louca como deu no Cesar Maia, que aqui no Rio rasgou os compromissos com a Dorna (MotoGP) e a CART (Fórmula Indy).

Incrível como o Brasil vai na contramão da história. Em absolutamente tudo. Pessoas, empreendimentos, políticos, gestão, esporte, tudo o que vocês puderem imaginar. Estamos retrocedendo absurdamente.

Mas é isso aí. Não foi por falta de aviso, né?

Em tempo: a próxima reunião do Conselho Mundial da FIA, marcada para o dia 6, pode trazer novidades e Punta del Este surge como alternativa à ausência do ePrix de São Paulo.