A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

12h de Tarumã: pole de pai para filho

RIO DE JANEIRO (Ano que vem, eu volto!) – A 37ª edição das 12h de Tarumã já tem seu pole position: o protótipo MRX com motor Ford Duratec Turbo levou a melhor na tomada de tempos que definiu o grid de largada da clássica prova gaúcha. A dupla formada por pai e filho – Nílson […]

25398288_827898687335019_4108888051861874151_o
No clique do William Donizeti Inácio, o protótipo #65 que marcou a pole para a edição 2017 das 12h de Tarumã

RIO DE JANEIRO (Ano que vem, eu volto!) – A 37ª edição das 12h de Tarumã já tem seu pole position: o protótipo MRX com motor Ford Duratec Turbo levou a melhor na tomada de tempos que definiu o grid de largada da clássica prova gaúcha. A dupla formada por pai e filho – Nílson e José Roberto Ribeiro – que veio do Mato Grosso do Sul, não teve problemas nem mesmo com o forte calor do fim da tarde no Rio Grande do Sul, para marcar a volta mais rápida da sexta-feira em 1’00″101. Salvo engano, como diz o confrade Niltão Amaral, é a primeira pole do #65 no circuito de 3,039 km de extensão.

A segunda posição do grid é do MC Tubarão IX, com a mesma mecânica do pole position. O #5 que será guiado por Tiel Andrade/Marcelo Vianna/Júlio Martini (que deve estar roendo as unhas de ansiedade pelo jogo do Grêmio, horas antes da corrida) virou em 1’00″897. Ian Jepsen Ely/Daniel Claudino colocaram o MCR VW Turbo da Satti Racing num excelente terceiro posto – 1’02″394, liderando a segunda fila ao lado do MR18 dos irmãos Felipe e Vinícius Roso, mais Cláudio Ricci e Henrique Assunção.

Na subclasse P2, a pole ficou com outro protótipo da equipe MC Tubarão: o #32 de Mauro Kern/Paulo Souza/Sérgio Ribas, que no entanto foi superado pelo MRX da Motorcar na classificação geral. O #56 de Gustavo Simon/Rafael Simon/Catô Belleza/Gustavo Frey ficou com o melhor tempo em sua categoria e um bom lugar no top 10 – 8º tempo.

Outro destaque é o temporal do Gol da Paline Racing – que ano passado chegou ao final no top 10 geral. Daniel Elias/Luiz Sena Jr. ficaram com a 14ª marca geral entre 20 carros que se apresentaram para a classificação, marcando o incrível tempo de 1’12″770, muito forte para um carro com motor de apenas 1,9 litro de capacidade cúbica, porém com menos de 1 tonelada de peso.

Favorito à Fita Azul, o protótipo MCR #46 da Mottin Racing teve um forte acidente durante os treinos livres na quinta-feira, batendo na curva do Laço. Como não estou em Tarumã desta vez, fico sem saber se o carro teve danos mais sérios e se a equipe terá condições de recuperar o bólido a tempo de disputar a corrida.

A largada da disputa será à meia-noite de domingo, horário de Brasília. Antes, teremos a Copa Classic com três corridas de 25 minutos cada, como preliminar do evento principal.