A Mil por Hora
IMSA

Tour de force: Porsche vem com tudo na IMSA e WEC

RIO DE JANEIRO – O programa Porsche da classe LMP1 no Mundial de Endurance foi extinto e – ao contrário da Audi – incrivelmente não deixou saudade. Até que a saída dos alemães fez bem à divisão principal do WEC por causa dos prospectos para a Super Season, com previsão de até nove carros em 2018/19 […]

4cars
A Porsche repete a Ford e promete alinhar nada menos que quatro carros em caráter oficial na próxima disputa das 24 Horas de Le Mans, em junho de 2018 (Foto: Porsche)

RIO DE JANEIRO – O programa Porsche da classe LMP1 no Mundial de Endurance foi extinto e – ao contrário da Audi – incrivelmente não deixou saudade. Até que a saída dos alemães fez bem à divisão principal do WEC por causa dos prospectos para a Super Season, com previsão de até nove carros em 2018/19 e a vinda de uma batelada de escuderias independentes para compor o grid contra a Toyota. Mas a casa de Weissach terá muitos outros desafios na próxima temporada, investindo pra ninguém botar defeito nas divisões de Grã-Turismo.

No IMSA e no FIA WEC, o construtor germânico mantém seus esquemas com os dois 911 RSR de motor central-traseiro e muitas novidades no lineup de pilotos. A Porsche terá em 2018/19 a aguardada volta de Gianmaria Bruni às pistas internacionais: o italiano foi confirmado no carro #91 como o substituto de Fred Makowiecki, alinhando ao lado do austríaco Richard Lietz. Já a dupla do #92 segue imutável, formada por Kévin Estre e Michael Christensen.

Já nos EUA, Patrick Pilet terá de novo a companhia de Nick Tandy, com quem dividiu a equipe há alguns anos. O neozelandês Earl Bamber, atual campeão das 24h de Le Mans e do WEC, também participará do programa GTLM ao lado de Laurens Vanthoor. Makowiecki e Bruni disputarão as provas do NAEC, começando por Daytona.

E para 2018, a Porsche planeja uma força-tarefa de respeito para as 24h de Le Mans, prevendo a inscrição de quatro carros – sendo os dois do WEC acrescidos dos bólidos da IMSA, sob a responsabilidade da CORE Autosport. Os trios já estão inclusive definidos.

No carro #91, correrão Bruni, Lietz e Makowiecki, enquanto Christensen e Estre terão a companhia do belga Vanthoor a bordo do #92. O #93 terá um timaço de pilotos da IMSA, com Tandy, Pilet e Bamber. No carro #94, a previsão é que estejam a bordo o francês Romain Dumas e os alemães Sven Müller e Timo Bernhard.

A Porsche não estará apenas com seus times de fábrica no Mundial de Endurance em 2018/19. Times clientes têm planos de inscrever os novos 911 RSR na versão do ano passado e foram vendidas nada menos que sete unidades do bólido. Das equipes clientes, quatro devem alinhar na classe LMGTE-AM, sendo uma delas a Dempsey Racing-Proton, que dará assistência remota a uma equipe asiática – possivelmente a Craft-Bamboo Racing. A Project 1 e a Gulf Racing UK são as outras escuderias que deverão estar envolvidas com a marca no próximo ano.

Envolvimento total também com os 911 GT3-R

O envolvimento da marca será quase total também nas séries onde o modelo 911 GT3-R pode competir. Praticamente todos os 18 pilotos de fábrica estarão envolvidos em diferentes projetos e na IMSA a novidade será a Wright Motorsports inscrita na classe GTD com Patrick Long ao lado da bicampeã da série Christina Nielsen, que antes de assinar com a nova escuderia treinou com a Park Place Motorsports.

É possível que Jörg Bergmeister seja o novo piloto da Alegra Motorsports: o veterano alemão treinou em Daytona com a equipe e deve fechar para fazer a maioria das corridas em 2018 com um Porsche GTD. Já outro experiente nome da casa, Wolf Henzler, não é mais piloto oficial de fábrica, após uma década de ótimos serviços prestados.

No Blancpain GT Endurance, a Manthey Racing representará a Porsche em caráter semi-oficial. Terá um carro só com feras do naipe de Makowiecki, Dumas e Dirk Werner, que foi ‘rebaixado’ do programa IMSA. A equipe também disputará o Intercontinental GT Challenge (IGTC), começando por Bathurst e passando por Spa-Francorchamps, Suzuka e Laguna Seca.

A Herberth Motorsport, campeã do 24h Series, terá um carro na classe Pro-Am, enquanto a escuderia de Timo Bernhard confirma participação no ADAC GT Masters, bem como uma inscrição única para as 24h de Spa-Francorchamps.

E não esqueçamos das 24h de Nürburgring, onde um grande contingente de carros Porsche é aguardado. São esperados nove, afora o VLN, certame de provas longas com etapas realizadas apenas no Nordscheleife.