O novo Ginetta G60-LT P1 teve seu lançamento oficial no Birmingham Motor Show, na Inglaterra, já revelando as cores com que a Manor irá disputar o próximo campeonato em sua estreia na divisão principal do Mundial de Endurance.
Concebido por Ewan Baldry, com a colaboração valiosa do designer Paolo Catone (o mesmo que projetou o Peugeot 908) na área de garantia de qualidade e de ninguém menos que Adrian Reynard, que está hoje baseado nos EUA, contribuindo com a parte de Computational Fluid Dynamics (CFD), o carro teve desenvolvimento aerodinâmico de Andy Lewis, junto aos engenheiros Stephan Van der Burg e Peter Smith. Os trabalhos de aerodinâmica foram todos efetuados no túnel de vento da Williams.
O Ginetta G60-LT possui carroceria e monocoque de fibra de carbono produzidos na Itália pela ARS Tech com inserções de Zylon; sistema de freios de carbono desenvolvido pela AP Racing; suspensão Ginetta com amortecedores Öhlins; câmbio X-Trac sequencial de sete marchas com acionamento paddleshift fly by wire e eletrônica Bosch. Sai de fábrica também com o motor Mecachrome V6 3,4 litros Turbo, mas ao gosto do freguês os protótipos podem receber qualquer outro tipo de propulsor.
“Estamos muito entusiasmados com o potencial do novo carro”, disse Lawrence Tomlinson. “Levará a Ginetta ao mais alto nível do automobilismo, e que melhor momento para fazer isso do que no início do nosso 60º ano de existência. Estamos muito confiantes de que nossos clientes fizeram a escolha correta, e que este carro trará sucesso global para eles e para nós”, completa.
“Enquanto alguns aspectos deste carro têm um sabor internacional, com apenas o melhor dos parceiros técnicos convidados a trabalhar conosco, isto é, sem dúvida, um carro britânico que procura conquistar o mundo, o primeiro carro britânico projetado e construído LMP1 para vários anos”, garante o dirigente.
A partir de agora, após o trabalho na fábrica, o desenvolvimento será na pista. O tempo pode parecer curto, mas há ainda perto de quatro meses para que a Ginetta e a Manor façam o bólido ter um desempenho satisfatório para a estreia na temporada do Mundial de Endurance em maio, com a disputa das 6h de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Pois é… por enquanto a Manor é o primeiro – e único – cliente da Ginetta. Esperamos que o G60-LT prove seu potencial e que assim o número de interessados cresça, o que será bom para a LMP1 ao provar e comprovar que abrir o leque para construtores privados pode salvar a divisão principal do WEC de uma morte que muitos já viam bastante próxima.