A Mil por Hora
Automobilismo Internacional

CTSC: 43 carros na abertura do campeonato em Daytona

RIO DE JANEIRO – Um dos vários campeonatos suporte da IMSA, o Continental Tire SportsCar Challenge fará na sexta-feira, dia 26, uma preliminar de luxo para a disputa da clássica 24 Horas de Daytona. A prova de abertura da temporada 2018 contará com um ótimo grid – são 43 carros confirmados, divididos nas três categorias […]

galstad-DIS-ROAR-0118-275884
O grid estará recheado de novidades na primeira prova, a começar pela Mercedes-AMG GT4. Seis equipes vão alinhar 10 bólidos em Daytona neste início de campeonato

RIO DE JANEIRO – Um dos vários campeonatos suporte da IMSA, o Continental Tire SportsCar Challenge fará na sexta-feira, dia 26, uma preliminar de luxo para a disputa da clássica 24 Horas de Daytona. A prova de abertura da temporada 2018 contará com um ótimo grid – são 43 carros confirmados, divididos nas três categorias que fazem parte do campeonato em 2018.

As vedetes são os novos carros e a nova classe TCR, que chega aos EUA não só para o CTSC como também para o Pirelli World Challenge. Num primeiro momento, sete carros fazem parte do grid dessa nova subdivisão, com pelo menos um brasileiro confirmado: o gaúcho Pierre Kleinubing, há décadas radicado nos States. Ele divide o Audi #75 com Roy Block, como aconteceu nos últimos anos, inclusive no Weather Tech SportsCar Championship.

Pierre Kleinubing vai estrear um modelo Audi RS3 LMS na nova classe TCR, que entra na programação do Continental Tire SportsCar Challenge em 2018

A mesma equipe de Kleinubing, a Compass Racing, alinha um carro para o canadense Kuno Wittmer, ex-BMW na IMSA e para Rodrigo Sales, que veio do PWC. Difícil afirmar com certeza se ele é brasileiro, pois ele fala um inglês perfeito, sem sotaque. Se alguém souber a real nacionalidade dele, agradeço.

O ano de 2018 será de transição para a categoria: na temporada seguinte, entra a Michelin como fornecedora exclusiva de pneus (hoje os compostos são da Continental, que comprou diversas marcas nos EUA, como a General Tire e a Hoosier, estabelecendo-se no mercado) e a divisão Street Tuner, dos carros de menor porte, sai de cena. Neste início de temporada são apenas cinco os bólidos inscritos, sendo três Mini JCW, um Porsche Cayman e uma BMW 328i.

Porém, o grande barato desse ano será a entrada dos novos carros com a adoção do regulamento GT4 – que voltou a ser uma coqueluche no mundo inteiro. São carros tão atrativos e tão potentes quanto os GT3 – só que bem mais baratos. Haverá sete modelos diferentes envolvidos na categoria Grand Sport (GS), a principal do certame. E nada menos que 31 inscritos.

A demanda pode ser medida pela quantidade de carros de alguns fabricantes. O novo Mercedes-AMG será alinhado por seis escuderias, num total de 10 unidades. Haverá ainda sete Ford Mustang, quatro Porsche Cayman, mais quatro Audi R8, duas McLaren 570S, duas BMW M4 e dois Aston Martin Vantage.

O Porsche #28 da equipe RS1, da dupla atual campeã da divisão GS, foi o mais rápido dos treinos de pré-temporada realizados semanas atrás em Daytona

Entre os pilotos, vários nomes conhecidos, outros nem tanto e diversos antigos participantes da IMSA e das 24 Horas de Daytona. Os atuais campeões Dylan Murcott/Dillon Machavern voltam para defender seu título com o Porsche Cayman da equipe RS1. No ROAR Before The Rolex 24, as equipes trabalharam em seis sessões de treinos pré-temporada e Machavern fez o melhor tempo em 1’55″247. Com o Ford Mustang da Roush Performance/KohR Motorsports, o canadense Kyle Marcelli ficou com a segunda posição e Trent Hindman (Volt Racing) foi o terceiro, também de Mustang.

Lista de inscritos para a BMW Endurance Challenge at Daytona AQUI.