A Mil por Hora
Fórmula Indy

As dúvidas sobre a Fórmula Indy

RIO DE JANEIRO – Ontem, as redes sociais foram tomadas de assalto por uma notícia – pelo menos, para mim – inesperada: Teo José não teve o contrato renovado na Bandeirantes e deixou a emissora paulistana após 12 anos. Inesperada e surpreendente: Teo é a “voz da Indy” no Brasil desde 1993, passando por Manchete, […]

201821103545_32a45-teo-jose_II
Teo José não me pediu procuração pra falar dele ou coisa semelhante. Escrevo isso aqui no blog porque me preocupa a falta de espaço para o esporte em mais uma emissora, mesmo que em canal aberto. Triste constatar isso…

RIO DE JANEIRO – Ontem, as redes sociais foram tomadas de assalto por uma notícia – pelo menos, para mim – inesperada: Teo José não teve o contrato renovado na Bandeirantes e deixou a emissora paulistana após 12 anos.

Inesperada e surpreendente: Teo é a “voz da Indy” no Brasil desde 1993, passando por Manchete, SBT, Rede TV e, recentemente Band. O jornalista também teve um período na finada PSN (lembram?). E como todos nós do meio, estamos sujeitos a todo tipo de tiroteio verbal nas redes sociais, que existem para o bem e para o mal (este, então, nem se fala…). O Teo recebe críticas, tem também uma legião de admiradores e deveria ser em nome deles que essa situação tinha que ser pensada.

Mas não. Sabemos como a banda toca em alguns conglomerados de mídia. E nessa, o Teo dançou. Tudo em nome do “momento econômico que o país atravessa”.

Humpf…

Eu lamento. Passei por uma situação semelhante, talvez até pior, o Flavio Gomes também foi mandado embora de onde trabalhava, mas conseguimos nos recolocar. O Teo, com a competência que mostrou ao longo desses anos todos – e também como repórter, já que começou cobrindo a Fórmula 3 Sul-Americana em 1991 e logo no ano seguinte, já narrava corridas da Fórmula Chevrolet – certamente não ficará muito tempo inativo. Deve ter projetos. E deve haver quem queira tê-lo em seus quadros.

Uma pena o descaso da Bandeirantes com a Fórmula Indy e é sobre isso que vou falar agora.

Ao dispensar e não renovar contrato com seu principal narrador esportivo – Teo também era o comandante das transmissões dos jogos da Liga dos Campeões da Europa – a Band dá um tiro no pé. Na verdade, os sinais de fumaça já apareceram no horizonte quando dois integrantes do departamento de esporte – Gustavo Berton e Antônio Pétrin, que também trabalharam com a Indy – foram demitidos.

Vejo em vários lugares notícias sobre o futuro do esporte naquela emissora e isso me preocupa. É menos um local de trabalho, menos espaço e principalmente menos oportunidade para gente que tem competência. Com um contrato por cumprir, a Band não tem narrador – em tese, pois acho que o Celso Miranda ainda está por lá e outros. Enfim… quem tem que resolver isso são eles.

Mas o fã de automobilismo está preocupado. Não só com a saída do Teo como também com as notícias sobre uma nova grade de programação, onde o esporte fica completamente para escanteio aos domingos.

Não deixa de ser um contraste com o momento vivido nos anos 1980, onde o slogan era “Bandeirantes, o canal do esporte” e seu dínamo era o inesquecível Luciano do Valle.

Que tristeza…