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International GT Open

GT Open: mais uma vitória de Mac Jensen e Pier Guidi, em dia de ótimos resultados dos brasileiros

RIO DE JANEIRO – O desfecho da segunda corrida do International GT Open no Estoril foi exatamente o mesmo de ontem: vitória da Ferrari 488 GT3 alinhada para Mikkel Mac Jensen e Alessandro Pier Guidi pela novata escuderia Luzich Racing, de bandeira estadunidense. Só que, desta vez, em circunstâncias muito diferentes da véspera. Primeiro que […]

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Alessandro Pier Guidi e Mikkel Mac Jensen voltaram a vencer no International GT Open, desta vez com tempo ameaçador em Portugal (Foto: Fotospeedy)

RIO DE JANEIRO – O desfecho da segunda corrida do International GT Open no Estoril foi exatamente o mesmo de ontem: vitória da Ferrari 488 GT3 alinhada para Mikkel Mac Jensen e Alessandro Pier Guidi pela novata escuderia Luzich Racing, de bandeira estadunidense. Só que, desta vez, em circunstâncias muito diferentes da véspera.

Primeiro que o grid foi decidido com chuva e pista molhada e a corrida, num piso meio úmido, meio seco. Seria uma disputa de 60 minutos, sem direito a reabastecimento de combustível nos boxes. E a dupla do carro #51 ainda teria que cumprir, por conta do primeiro lugar no sábado, um tempo mínimo de 80 segundos nos boxes. Quer dizer: só nisto, já perderiam pelo menos 15 segundos em relação à maioria dos adversários.

Mas Pier Guidi fez um ótimo trabalho desde o início e entregou o carro em ótimas condições na 18ª passagem para Mac Jensen. Depois, no reposicionamento ao fim da janela de pit stops, bastou o dinamarquês fazer o seu papel, triunfar e bisar no Estoril, resultado que dá à dupla uma sólida liderança no campeonato.

Atrás dos vencedores, dois dos Lamborghini Huracán da Imperiale Racing se engalfinharam pelo 2º lugar e isso custou caro ao #25 de Riccardo Agostini/Rik Breukers, que sequer completaram a primeira volta na disputa de ontem. No afã de defender a posição dos companheiros de time Giovanni Venturini/Jeroen Mul, acabaram punidos com acréscimo de tempo de um mísero e escasso segundo por terem excedido o limite da pista. Bastou para a inversão de posições. Quem foi segundo acabou em terceiro e vice-versa.

Quarta posição neste domingo: Nicolas Costa foi o melhor brasileiro na pista, em dia de vitórias nas classes Pro-Am e Am para os pilotos do país em Portugal (Foto: Fotospeedy)

Numa sólida prova, o brasileiro Nicolas Costa e o parceiro chinês Kang Ling conquistaram um excelente quarto posto com o carro da Vincenzo Sospiri Racing. Considerando que era a prova de estreia do carioca e da equipe italiana no International GT Open, não deixa de ser uma posição a ser muito comemorada. Em quinto, após largar da 16ª posição, chegou a dupla Daniele Di Amato/Andrea Montermini.

Fernando Rees também alcançou um bom resultado em sua rodada de estreia na competição: chegou em sexto lugar com o Lamborghini #12 da Ombra Racing, recuperando muito bem após uma classificação infeliz (penúltimo no grid) para o companheiro de equipe Damiano Fioravanti, mais cedo.

E quem também tiveram razões para ficar contentes foram Allam Khodair/Marcelo Hahn. A dupla do Mercedes-AMG da Drivex School fez uma prova exemplar. Em seu turno, Allam chegou a andar perto dos primeiros e na janela de pits, estendida ao máximo possível, entregou o carro #16 como líder da prova. Hahn voltou em sexto, mas foi ultrapassado pelo Audi de Oliver Wilkinson e depois por Fernando Rees. Acabaram em sétimo na geral porque o carro da Optimum Motorsport teve problemas de câmbio na última volta.

Mesmo assim, a dupla finalmente desencantou e venceu junta pela primeira vez no GT Open pela classe Pro-Am – Hahn ganhou ano passado uma das provas em Paul Ricard, só que com Alan Hellmeister. No pódio, ocupando exatamente as mesmas colocações de ontem, estiveram Miguel Ramos/Fabrizio Crestani em segundo na classe e Michele Rugolo/Alexander West em terceiro.

Na divisão Am, Giulio Borlenghi fez uma corrida sem erros e junto ao polonês Andrzej Lewandowski, conduziu o carro #66 da Vincenzo Sospiri Racing a uma bela vitória – ótima performance para o novato brasileiro no Estoril. Márcio Basso e Thiago Marques inclusive chegaram à frente da dupla vencedora, mas foram punidos com um time penalty de 12 segundos por não cumprirem o tempo mínimo de handicap na parada obrigatória. A dupla da BMW Teo Martín Motorsport acabou alijada do topo do pódio e terminou em segundo na categoria, seguidos por Konstantins Calko/Miro Konôpka.

Assim, o campeonato começa com Mac Jensen/Pier Guidi somando o máximo possível de pontos no Estoril, seguidos por Jeroen Mul/Giovanni Venturini com 24, Daniele Di Amato/Andrea Montermini com 16 e Kang Ling/Nicolas Costa com 13. Fernando Rees/Damiano Fioravanti ficaram em sexto, com nove. Marcelo Hahn/Allam Khodair estão em 11º com quatro.

Na classificação Pro-Am, Fabrizio Crestani/Miguel Ramos saem com a liderança do campeonato, somando 16 pontos contra 12 de Alexander West/Michele Rugolo e Tom Onslow-Cole/Valentin Pierburg. Khodair e Hahn têm 10 e estão em quarto na tabela.

E na divisão Am, liderança para Giulio Borlenghi/Andrzej Lewandowski, repartida com os portugueses Antônio Coimbra/Luís Silva – as duplas somam sete pontos cada. Konstantins Calko/Miro Konôpka têm seis e Márcio Basso/Thiago Marques saem de Portugal com a quinta colocação no campeonato e quatro pontos no bolso do macacão.

A segunda rodada será em Paul Ricard, na França, nos dias 5 e 6 de maio.