A Mil por Hora
Automobilismo Internacional

24h de Nürburgring: 1-2-3 da Porsche e pole é da Manthey

RIO DE JANEIRO – Dona de onze vitórias nas 24h de Nürburgring – a última delas, inclusive, já faz algum tempinho, precisamente em 2011, a Porsche conquistou as três primeiras posições do grid de largada para a 46ª disputa da prova alemã no Nordscheleife. O top 30 Shootout foi disputado há pouco e três equipes […]

Manthey-Porsche-911-Nurburgring-N24-2018-Qualifying-730x487
O Porsche #911 da Manthey Racing conquistou a pole position em Nürburgring com Laurens Vanthoor. O blog transmite AO VIVO as 24 Horas neste sábado, a partir de 10h da manhã

RIO DE JANEIRO – Dona de onze vitórias nas 24h de Nürburgring – a última delas, inclusive, já faz algum tempinho, precisamente em 2011, a Porsche conquistou as três primeiras posições do grid de largada para a 46ª disputa da prova alemã no Nordscheleife. O top 30 Shootout foi disputado há pouco e três equipes representantes da marca de Stuttgart foram destaque no treino em que os pilotos eram autorizados a tentar duas voltas rápidas em busca da pole position.

E o melhor tempo, confirmando o que já fizera no Q2 mais cedo, foi do #911 da Manthey Racing. O belga Laurens Vanthoor cravou 8’09″105 para os 25,378 km do Inferno Verde e roubou de Sven Müller, piloto júnior da casa germânica, a pole position. Müller teve ótimo desempenho a bordo do carro #44 da Falken Motorsports, mesmo tendo sido o primeiro piloto a entrar na pista.

Outra surpresa foi o terceiro posto do #31 da Frikadelli Racing, com o austríaco Norbert Siedler marcando 8’09″824 e se garantindo na segunda fila do grid ao lado de Maro Engel, com a Mercedes-AMG #4 da tradicional equipe Black Falcon, campeã da prova em 2013 e no ano retrasado.

Fechando as três primeiras filas, com os seis primeiros dentro do mesmo segundo, veio o único intruso na esquadra alemã entre os mais rápidos: Nicki Thiim fez o 5º tempo com o Aston Martin oficial de fábrica, precedido por Fred Makowiecki no segundo Porsche da Manthey.

Após o domínio na sexta-feira, o Audi da equipe Land Motorsport não foi além da 15ª posição. Christopher Mies, escalado para qualificar o carro, não conseguiu uma boa volta e ficou a mais de três segundos da pole position. O brasileiro Augusto Farfus teve a incumbência de classificar o BMW #102 da equipe Walkenhorst com as cores da Shell Helix. O vencedor da prova em 2010 acabou em 18º lugar, com o tempo de 8’13″855, a 4″750 da pole position – o que para uma pista com a extensão do circuito em que se disputa a prova de 24 Horas de duração, não é uma diferença abissal.

E trata-se de uma prova difícil sob muitos aspectos, considerando o tráfego extenso de quase 150 inscritos, o clima instável na região do Eifel, onde fica a pista e, principalmente, os acidentes que também mudam a dinâmica da disputa e as estratégias. A prova tem um regulamento muito próprio, com tempo mínimo de paradas de box e abastecimento de bomba – igual nos postos de combustível. Não é como no WEC ou nas séries Blancpain, onde os pit stops são feitos com mangueiras pressurizadas.

O blog A Mil Por Hora transmite neste sábado as 24h de Nürburgring a partir de 10h da manhã, pelo horário de Brasília. A largada está prevista para 10h30, 15h30 locais.