A Mil por Hora
Indústria Automobilística

Brabham BT62

RIO DE JANEIRO – Brabham é algo que sempre remete o fã de esportes a motor à Fórmula 1. Culpa do velho “Black Jack”, tricampeão mundial de pilotos nos anos 1950/60 e até hoje o único a ganhar o Mundial como piloto e como construtor – isso em 1966, quando a categoria passou pela transição de regulamento […]

DcN5XY4X4AAf5fY
Gostaram do carro?

RIO DE JANEIRO – Brabham é algo que sempre remete o fã de esportes a motor à Fórmula 1. Culpa do velho “Black Jack”, tricampeão mundial de pilotos nos anos 1950/60 e até hoje o único a ganhar o Mundial como piloto e como construtor – isso em 1966, quando a categoria passou pela transição de regulamento em que os motores de 1,5 litro foram substituídos por unidades de 3 litros, mais potentes.

A equipe resistiu nas pistas até 1992. Deixou de ser propriedade do próprio Jack quando este se aposentou após a temporada de 1970, passando pelas mãos de seu sócio Ron Tauranac e depois chegando até Bernie Ecclestone. Um certo Joachim Lüthi afundou a tradicional escuderia britânica, que viu Nelson Piquet ser campeão em 1981 e 1983.

Mais de duas décadas e meia depois do fim da escuderia, a Brabham volta com um novo projeto: o modelo esportivo BT62. Construído em pequena escala – apenas 70 unidades – em homenagem aos 70 anos da primeira corrida do velho Jack, que aconteceu em 1948 – foi concebido com carroceria de fibra de carbono e terá motor V8 com 5,4 litros de capacidade cúbica, debitando 700 HP de potência, além de câmbio sequencial de seis marchas. Peso do esportivo: apenas 972 kg.

O preço do brinquedo? US$ 1,3 milhão ou, se você preferir, R$ 3,55 milhões.

A ideia inicial de David Brabham, filho de Jack Brabham responsável por esse lindo Grã-Turismo de produção limitada, seria trazer a Brabham de volta às pistas como uma equipe de Esporte-Protótipos na classe LMP2 e disputar as 24h de Le Mans. Até um crowdfunding foi iniciado, com bastante sucesso no começo, o que deixou a todos muito empolgados. Mas com a decisão do ACO e da FIA em limitar os fabricantes de chassis a quatro construtores, os planos goraram.

Mas não totalmente, pois veio este carro fantástico e que será oficialmente apresentado nesta sexta-feira.

Aliás, gostaram?