A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Capote! (2)

RIO DE JANEIRO – O incrível acidente de Matevos Isaakyan já visto aqui por foto – em parte – agora é visto em imagens, também em parte. O vídeo acima mostra o momento da decolagem do protótipo BR01 Engineering com o piloto russo a bordo e o início da capotagem, ou melhor, das capotagens. Matevos […]

FIA WEC 2018 Spa Francorchamps Crash #17 BR Engineering BR1-AER Eau Rouge

RIO DE JANEIRO – O incrível acidente de Matevos Isaakyan já visto aqui por foto – em parte – agora é visto em imagens, também em parte.

O vídeo acima mostra o momento da decolagem do protótipo BR01 Engineering com o piloto russo a bordo e o início da capotagem, ou melhor, das capotagens. Matevos deu duas piruetas com o carro antes de cair milagrosamente com as quatro rodas no chão, no topo do complexo Eau Rouge-Raidillon, nas 6h de Spa-Francorchamps no último sábado.

Até agora, as causas do acidente são desconhecidas, mas a semelhança do voo do russo com o que aconteceu à Mercedes em 1999 nas 24h de Le Mans com Mark Webber (duas vezes!) e Peter Dumbreck beira o assustador.

Um porta-voz da BR Engineering manifestou-se dizendo que “os acidentes serão investigados”. Por acidentes, entenda-se não só o capote de Isaakyan como também a batida de Pietro Fittipaldi, que causou lesões no piloto brasileiro. Fotos após o resgate, vistas de longe, davam a impressão de que existiu também uma falha estrutural, mas provavelmente houve uma serragem do carro na altura da coluna do lado esquerdo do cockpit para facilitar a retirada de Fittipaldi do carro destruído.

“Teremos que checar tudo em dobro antes de tirar qualquer conclusão”, disse o porta-voz.

A SMP Racing faria treinos em Magny-Cours como preparação para as 24h de Le Mans e inclusive Jenson Button teria o primeiro contato com o carro. Mas depois dos problemas vistos em Spa, não se sabe mais se esses testes acontecerão.

PS.: incrível que um acidente como este não tenha o registro das câmeras da transmissão do FIA WEC.  Ou a direção de imagens tinha o momento da capotagem e não quis pôr o replay.

Vai que, né…