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Endurance

AJR conquista primeira vitória no Endurance Brasil em 2018

PORTO ALEGRE – O protótipo mais espetacular construído no Brasil nos últimos anos conquistou enfim sua primeira vitória em 2018 após conquistar três pole positions consecutivas – duas com a equipe JLM Racing e a terceira, neste fim de semana, com Nílson e José Roberto Ribeiro. A honra coube ao #88 da trinca Carlos Kray/David […]

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No clique de Dudu Leal, o momento da largada das 3h de Tarumã (Foto: Divulgação/Stuttgart Motorsport)

PORTO ALEGRE – O protótipo mais espetacular construído no Brasil nos últimos anos conquistou enfim sua primeira vitória em 2018 após conquistar três pole positions consecutivas – duas com a equipe JLM Racing e a terceira, neste fim de semana, com Nílson e José Roberto Ribeiro. A honra coube ao #88 da trinca Carlos Kray/David Muffato/Júlio Campos, em mais uma espetacular 3h de Tarumã.

O sábado foi quente dentro da pista de 3,039 km de extensão – e gelado fora dela. Sensação térmica inferior a 10ºC por conta do vento cortante no circuito, apesar de um sol radiante e um céu extraordinariamente azul. O carioca aqui só não virou picolé porque estava (quase) preparado. A única exceção foi um par de luvas – de mecânico, é verdade – que ganhei de presente para evitar que minhas mãos virassem pedra de tanto frio.

Isto posto, a corrida foi disputada por 28 carros que deram a largada e o AJR com motor Chevrolet V8 guiado pelo pole José Roberto Ribeiro liderou com folga em seu primeiro turno, chegando a abrir diferenças próximas de 20 segundos para os seus perseguidores. Mas as entradas do Safety Car guiado pelo glorioso Preto Fincato, por conta de diversos incidentes, foram embaralhando a classificação – assim como as janelas de box para a troca de pilotos, três ao todo.

A liderança do #65 caiu por terra antes da metade da prova e ao fim da segunda hora, o Mercedes-AMG #9 guiado por Xandinho Negrão vinha no comando, já com o AJR #88 de Kray/Muffato/Campos já em segundo. O Porsche 911 GT3-R jamais conseguiu brigar por inteiro pela liderança, mesmo com a competente dupla formada por Ricardo Maurício e Miguel Paludo. E o Lamborghini Huracán de Daniel Serra/Chico Longo conseguiu, com uma ótima tocada de Serrinha, chegar à ponta. Mas ao fim do segundo terço o carro #19 era o quarto colocado.

Na hora final, tudo se definiu: enquanto os carros da classe GT3 paravam e o AJR #65 tinha problemas que o tiraram da luta pelo pódio na geral e da chance de vencer a primeira na P1, o #88 pegou a ponta e de lá não saiu mais, com direito à volta mais rápida da prova – 58″999, na 120ª passagem, com média de 185,4 km/h. Júlio Campos fez um último turno impecável e ainda cruzou a linha final, após 151 voltas percorridas, com um giro inteiro de vantagem para Xandy e Xandinho Negrão.

Chico Longo perdeu a invencibilidade no Brasileiro de Endurance, mas não ficou triste: chegou em 3º junto a Daniel Serra e foi segundo em sua categoria. Paludo e Ricardinho Maurício tiveram que fazer uma parada extra e completaram a prova em quarto na geral, por conta de um pneu furado. Nílson e José Roberto Ribeiro faturaram o terceiro posto na classe P1, atrás do MCR Grand-Am Lamborghini V10 da trinca Beto Giacomello/Cláudio Ricci/Fernando Poeta.

Peter Ferter/Ricardo Mendes ficaram em quarto na classe GT3 e sétimo na geral – com Ferter se destacando no primeiro turno de corrida após uma ótima largada que o levou a quarto, fechando a primeira hora em oitavo, mantendo a boa e velha Ferrari 458 GT3 (construída em 2011, é bom lembrar) entre os 10 primeiros a corrida inteira.

Na classe P2, Mauro Kern/Paulo Sousa venceram a segunda em três provas com o Tubarão MRX #32, após uma brava recuperação da dupla – eles perderam uma volta inteira em relação aos adversários por conta de um pit não programado para ajuste de faróis, terminando em 10º na geral e com uma volta de vantagem sobre o MRX Cosworth #75 agora sob os cuidados da equipe gaúcha Satti Racing.

A Motorcar deitou e rolou na divisão P3, dos protótipos nacionais com motores de oito válvulas, fazendo os três primeiros lugares: Gustavo Tomazini/Gustavo Frey fecharam num ótimo 11º lugar geral, três voltas à frente de Rafael e Gustavo Simon, que acabaram dando uma rodada e provocando uma das entradas do Safety Car. Maninho Cardoso/Luciano Borghesi completaram a festa.

O Audi RS3 LMS TCR também cravou sua segunda vitória em três etapas na classe GT4: Henry Visconde/Márcio Basso faturaram mais uma com duas voltas para Sérgio e Guilherme Ribas. A dupla do carro #64 completou a disputa em 16º na geral.

A próxima etapa do campeonato será em 1º de setembro no circuito Velo Città, em Mogi-Guaçu, interior do estado de São Paulo. Se essa prova em Tarumã foi uma delícia de acompanhar, não tenho dúvidas que a próxima será igualmente bacana de assistir. E espero poder estar novamente presente.

O resultado final das 3h de Tarumã:

1º #88 Carlos Kray/David Muffato/Júlio Campos
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
151 voltas em 3h00min36seg990

2º #9 Xandy Negrão/Xandinho Negrão
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
a 1 volta

3º #19 Chico Longo/Daniel Serra
Lamborghini Huracán GT3 – classe GT3
a 1 volta

4º #70 Ricardo Maurício/Miguel Paludo
Porsche 911 GT3-R – classe GT3
a 3 voltas

5º #18 Cláudio Ricci/Fernando Poeta/Beto Giacomello
Protótipo MCR Grand-Am Lamborghini V10 – classe P1
a 5 voltas

6º #65 Nílson Ribeiro/José Roberto Ribeiro
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
a 6 voltas

7º #155 Peter Ferter/Ricardo Mendes
Ferrari 458 GT3 – classe GT3
a 9 voltas

8º #5 Tiel Andrade/Júlio Martini
Protótipo MC Tubarão IX Ford Duratec Turbo – classe P1
a 12 voltas

9º #35 Jair Bana/Duda Bana
Protótipo Predador Audi Turbo – classe P1
a 12 voltas

10º #32 Mauro Kern/Paulo Sousa
Protótipo Tubarão MRX – classe P2
a 12 voltas