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Stock Car

Polêmica I

RIO DE JANEIRO – Demorei para falar sobre a Stock Car e as polêmicas (de novo!) no Velo Città, envolvendo dois pilotos da Cimed Racing – Marcos Gomes e Cacá Bueno. Os dois pilotos foram desclassificados no último domingo por conta de uma luz de freio que se recusava a acender nos dois carros. Inclusive, […]

Stock Car 2018 - Cacá Bueno discute com CBA após polêmica

RIO DE JANEIRO – Demorei para falar sobre a Stock Car e as polêmicas (de novo!) no Velo Città, envolvendo dois pilotos da Cimed Racing – Marcos Gomes e Cacá Bueno. Os dois pilotos foram desclassificados no último domingo por conta de uma luz de freio que se recusava a acender nos dois carros. Inclusive, Cacá tinha terminado a primeira prova num belo 3º lugar e pretendia ir mais para a frente na segunda prova da rodada. Mas os comissários da CBA não permitiram que isso acontecesse.

O piloto ficou tiririca com o que lhe aconteceu. Pelo vídeo acima, vocês ouviram e viram a reclamação de Cacá na transmissão do SporTV, ao vivo. Para o pessoal do Grande Prêmio, ele falou mais.

Não é a primeira vez que o Cacá se considera ‘injustiçado’ ou ‘perseguido’. Noutras oportunidades, ele esteve coberto de razão. Inclusive, no papo com os companheiros Felipe Noronha e Fernando Silva no vídeo aqui acima do GP in Loco, ele lembrou dos episódios recorrentes do passado envolvendo os comissários – um foliculário de escândalos patrocinado pela administração de Cleyton Pinteiro.

A CBA, que hoje está no comando de Waldner Bernardo, o Dadai, se defendeu em nota que republico aqui abaixo.

A Confederação Brasileira de Automobilismo vem a público ratificar que todos os procedimentos realizados na verificação do sistema de luz de freio do carro número 0 foram corretos. Ainda sobre o episódio ocorrido na tarde deste domingo, 23, no autódromo Velo Città, durante etapa da Stock Car, a entidade tem o seguinte a esclarecer:

1) Ao término da primeira corrida, os comissários técnicos verificaram o funcionamento das luzes de freio do carro do piloto Cacá Bueno. Foi constatado que havia problemas no dispositivo, que não estava funcionando, e solicitaram que o veículo fosse aos boxes para reparo.

2) Antes da checagem definitiva para liberação do retorno à corrida, Cacá Bueno saiu em direção à pista. Ou seja, SEM a autorização dos profissionais que acompanhavam a manutenção. O próprio fato de a capa de proteção da asa traseira nem ter sido retirada, demonstra que não houve o comando para a movimentação do carro.

3) O competidor foi novamente chamado para que se completasse o procedimento padrão após reparos de equipamentos de segurança. Assim que retornou aos boxes e o piloto abandonou a prova, o veículo foi lacrado para vistoria posterior à corrida.

4) Com relação a uma imagem mostrada pelo SporTV em que a luz acende com o carro nos pits, inclusive com a presença de um comissário nas proximidades, cabe esclarecer que isso não demonstra que o reparo estava concluído. Além de não ter sido realizado o procedimento padrão de checagem, naquele momento o aparelho funcionou por conta de uma ligação direta e não pelo acionamento do pedal do freio. As mesmas imagens mostram que a luz acende com a presença de um mecânico dentro do carro, ficando claro que o piloto estava fora.

5) Examinado pelos técnicos da CBA, com a presença de membros da equipe CRT, incluindo o chefe, Willian Lube, comprovou-se que, de fato, o dispositivo ainda não estava com funcionamento correto, o que ratifica que o piloto não deveria ter voltado para a pista. Além de não ter ocorrido a autorização necessária, o equipamento não fora consertado por completo. Essa vistoria foi gravado em vídeo e está à disposição de equipes e imprensa.

Muito bem… os dois lados estão aí. A CBA emitiu sua nota e seu posicionamento. Cacá Bueno tem a opinião dele e repito, pela enésima vez, algo que já falei aqui e nas redes sociais. Se ele tanto incomoda aqui no Brasil, por que não direciona sua carreira para o exterior? Aliás, acho até que isso já devia ter acontecido há mais tempo. Sei que ele tem feito algumas corridas do International GT Open e que inclusive participará do Jaguar i-Pace Trophy, competição de carros elétricos de Turismo, preliminar na temporada 2018/19 da Fórmula E, inclusive dividindo equipe com Sérgio Jimenez. Bueno tem talento de sobra, competência e capacidade para buscar qualquer outro campeonato lá fora e ser bem-sucedido.

Mas isso é com ele, estou apenas opinando e não o aconselhando, até porque não tenho procuração nenhuma pra isso e o Cacá é bem grandinho para decidir o que quer da vida.

Leitores, o espaço é de vocês nos comentários. Quem tem razão: a CBA ou o piloto? A regra do uso da luz de freio deveria ser mais clarificada ou não?