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Automobilismo Internacional

Babou!

RIO DE JANEIRO – A fusão entre a Fórmula 3 e a GP3 Series feriu de morte – literalmente – a Formula European Masters. A quarenta e um dias para o início do campeonato de 2019, a categoria suporte do DTM alemão foi cancelada pela ITR, empresa que organizava ambas as competições. Informação do Motorsport.com […]

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Deu ruim: a Formula European Masters teria os mesmos carros usados na Fórmula 3 europeia até o último ano; a falta de pilotos fez a ITR cancelar a temporada 2019 da categoria de monopostos

RIO DE JANEIRO – A fusão entre a Fórmula 3 e a GP3 Series feriu de morte – literalmente – a Formula European Masters. A quarenta e um dias para o início do campeonato de 2019, a categoria suporte do DTM alemão foi cancelada pela ITR, empresa que organizava ambas as competições. Informação do Motorsport.com replicada pelo Grande Prêmio.

O fracasso foi evidenciado pela quantidade ridícula de inscritos. Foram apenas seis pilotos confirmados na pré-temporada e havia duas equipes preenchidas: a Fortec e a alemã Motopark. Além delas, somente a Van Amersfoort tinha piloto confirmado – no caso, a piloto alemã Sophia Flörsch, que pretendia voltar às pistas após o grave acidente em Macau, no fim do ano passado.

Outras cinco escuderias – Double R Racing, Jo Zeller Racing, Mücke Motorsport, Neuhauser Racing e PAVE Motorsport tinham se comprometido com a categoria, mas nenhuma delas chegou a ter pilotos anunciados.

A tendência é que as equipes migrem para o Euroformula Open, que terá o mesmo total de datas do European Formula Masters (nove, ao todo), mas menos corridas. Na competição organizada pela GT Sport são apenas duas provas por fim de semana. No campeonato hoje cancelado, três.

Aliás, o EF Open aparentemente não está num mar de tranquilidade com relação a pilotos confirmados. São dez a partir de hoje, com a confirmação do austríaco Lukas Dunner pela Teo Martín Motorsport. E ainda há equipes do calibre da campeã RP Motorsport e da tradicional Campos Racing, ainda com vagas em aberto. Pouco piloto pra muita equipe? Parece…

Eventualmente, os seis nomes (Cameron Das e Calan Williams via Fortec; Liam Lawson, Marino Sato e Yuki Tsunoda pela Motopark e Sophia Flörsch na equipe VAR) já anunciados para a categoria extinta poderão aumentar o grid desse campeonato, que em 2019 adotou a multiplataforma de motores (Volkswagen Spiess, Mercedes HWA e Toyota Piedrafita), com balanço de performance, o glorioso BoP.

A conferir.