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Motovelocidade

Desenrolando o cabo

RIO DE JANEIRO (Deu ruim!) – As duas mortes no Superbike Brasil em menos de dois meses trouxeram enfim drásticas consequências à competição. Informou o Grande Prêmio nesta segunda-feira que Honda e Yamaha suspenderam temporariamente sua participação no evento. Ambas as marcas, envolvidas com equipes oficiais (Honda) e como parceiras (ambas) da organização, comunicaram através […]

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A morte de Danilo Berto bateu fundo no Superbike Brasil: a competição perdeu o apoio de Yamaha e Honda, que retiram equipes e apoio institucional até que se tomem as devidas providências. É justo – a credibilidade das marcas está em jogo e a vida dos pilotos, principalmente (Foto: Reprodução Facebook/Grande Prêmio)

RIO DE JANEIRO (Deu ruim!) – As duas mortes no Superbike Brasil em menos de dois meses trouxeram enfim drásticas consequências à competição.

Informou o Grande Prêmio nesta segunda-feira que Honda e Yamaha suspenderam temporariamente sua participação no evento.

Ambas as marcas, envolvidas com equipes oficiais (Honda) e como parceiras (ambas) da organização, comunicaram através de nota a decisão de paralisar suas atividades na categoria, aguardando e exigindo esclarecimentos quanto às questões de segurança – o que é muito justo.

Afinal de contas, o Superbike Brasil viu ocorrerem num espaço pouco inferior a quatro anos, cinco mortes em competições por ela sancionadas. Joãozinho Sobreira perdeu a vida em Goiânia – inclusive numa prova que eu comentava para o Fox Sports, que transmitiu por um tempo as corridas da categoria.

Depois, foram Sérgio dos Santos, Rogério Munuera, Maurício “Linguiça” Paludete e, agora, Danilo Berto.

Realmente não dá para pedir que Honda e Yamaha façam mesmo diferente com relação às decisões tomadas. Afinal de contas, está em jogo a credibilidade de marcas e principalmente de pessoas. É nessas horas em que algumas vozes deveriam se levantar e cobrar a quem de direito tudo isso que vem acontecendo.

A imprensa tem mais uma vez o caráter de informar e também de cobrar. Em nome de todos os que se foram – do Joãozinho, do Sérgio, do Rogério, do Maurício e do Danilo – seguiremos lutando para que tudo seja devidamente esclarecido.

Não queremos omissão e nem conversinha fiada. Queremos soluções.

Como falei na postagem que publiquei ontem, o Superbike Brasil precisa repensar seus conceitos. Pelo bem do evento, pelo bem do público, pelo bem dos pilotos e de todo o esporte.

ATUALIZANDO

Agora à noite, foi confirmado que a Kawasaki também retira seu apoio à competição – que tinha marcadas mais quatro datas (acreditem!) para Interlagos, a próxima em 16 de junho. Será bem difícil, inclusive, que o evento aconteça dentro do previsto, após tamanha debandada.