A Mil por Hora
European Le Mans Series

ELMS, 4h de Spa-Francorchamps: United Autosports domina sexta-feira

RIO DE JANEIRO – A United Autosports segue mandando ver no European Le Mans Series neste início de campeonato. O protótipo Oreca 07 Gibson LMP2 do time britânico dominou nesta sexta-feira o primeiro treino livre para as 4h de Spa-Francorchamps, que acontecem neste domingo. O carro #22 guiado por Filipe Albuquerque e Phil Hanson, com […]

RIO DE JANEIRO – A United Autosports segue mandando ver no European Le Mans Series neste início de campeonato. O protótipo Oreca 07 Gibson LMP2 do time britânico dominou nesta sexta-feira o primeiro treino livre para as 4h de Spa-Francorchamps, que acontecem neste domingo.

O carro #22 guiado por Filipe Albuquerque e Phil Hanson, com o português a bordo, estabeleceu o melhor tempo do dia em 2’03″456 para os 7,003 km do traçado espalhado pela Floresta das Ardenas. A segunda marca foi de Ben Hanley, que cravou 2’03″879 com o #21 da DragonSpeed, seguido por Richard Bradley (IDEC Sport Racing) e Anthony Davidson (JOTA).

André Negrão volta a colaborar com a Richard Mille Racing: o piloto brasileiro já fica na Europa até após as 24h de Le Mans, que serão em 19 e 20 do próximo mês. Em substituição à Katherine Legge, o campeão do WEC na LMP2 deu apenas cinco voltas na sexta-feira e a melhor delas foi em 2’06″532.

Seguindo a estratégia já traçada em Paul Ricard, Tati Calderón andou com pneus novos e estabeleceu 2’06″289, décima melhor marca do dia. O carro terá ainda a presença da holandesa Beitske Visser, que andou no teste coletivo durante a semana e foi convocada para a vaga de Sophia Flörsch, comprometida com a Fórmula 3.

Para nenhuma surpresa, a United Autosports foi também a mais rápida na divisão LMP3, onde Wayne Boyd marcou 2’13″332 com um dos Ligier da equipe. O piloto foi mais de meio segundo melhor que Laurents Hörr, da DKR Engineering, enquanto a terceira marca da categoria foi de David Droux (Realtime Racing), com Malthe Jakobsen (RLR MSport) em quarto e Nigel Moore (Inter Europol Competition) fechando o top 5.

A Eurointernational, do brasileiro Thomas Erdos, não marcou tempo. O carro #11 terá a estreia do grego Andreas Laskaratos, que dividirá os trabalhos também com Niko Kari.

Entre os 12 – melhor grid em anos – inscritos da LMGTE, deu Dempsey Racing-Proton com Michele Beretta a marcar 2’19″180, pouco menos de quatro décimos abaixo da Ferrari da IronLynx guiada pela suíça Rahel Frey. Richard Lietz foi o 3º colocado, seguido por Andrea Piccini e David Perel.

Enquanto Augusto Farfus, inscrito no #98 da Aston Martin Racing, não foi à pista na primeira sessão livre, só devendo andar amanhã pela manhã, Marcos Gomes completou um total de nove voltas em sua estreia no ELMS pela Kessel Racing, estabelecendo 2’21″745. Ele substituirá Niki Cadei nessa etapa.

A organização do campeonato também confirmou nesta sexta-feira que a categoria voltará a fazer uma prova em Paul Ricard neste ano: as 4h de Barcelona, que aconteceriam dia 29 deste mês foram canceladas por conta do Covid-19 (os casos aumentaram no território espanhol) e o jeito foi alocar mais uma corrida em Le Castellet.

As sessões classificatórias para as 4h de Spa-Francorchamps têm início às 9h30 de Brasília, tudo com transmissão AO VIVO aqui no blog.