A Mil por Hora
European Le Mans Series

ELMS: Prema domina testes coletivos em Paul Ricard

RIO DE JANEIRO – Será aberta no próximo fim de semana a temporada 2022 do European Le Mans Series (ELMS) com a disputa das 4h de Paul Ricard, contemplando um grid de 42 carros, sendo trinta deles Esporte-Protótipos LMP2 e LMP3 e doze modelos de Grã-Turismo. Nos ensaios coletivos que foram realizados no circuito próximo […]

RIO DE JANEIRO – Será aberta no próximo fim de semana a temporada 2022 do European Le Mans Series (ELMS) com a disputa das 4h de Paul Ricard, contemplando um grid de 42 carros, sendo trinta deles Esporte-Protótipos LMP2 e LMP3 e doze modelos de Grã-Turismo.

Nos ensaios coletivos que foram realizados no circuito próximo a Bandol, na Riviera Francesa, as equipes tiveram direito a cinco sessões – incluindo um treino noturno para quem quisesse fazer simulações visando a preparação para a disputa da 90ª edição das 24h de Le Mans, em junho. Os testes foram um ‘termômetro’ para o que pode vir.

E o que vem é a Prema com um ligeiro favoritismo por ter saído dos ensaios com a melhor marca: substituindo o titular e lesionado Juan Manuel Correa neste fim de semana inicial, o suíço Louis Déletraz imprimiu o melhor ritmo dos treinos e foi o piloto mais rápido dos ensaios, com 1’43″662, tempo somente 0″097 abaixo do próprio companheiro de esquadra, o austríaco Ferdinand Von Habsburg-Löthringen.

Mas contando as formações das equipes, a IDEC Sport veio em 2º com o francês Patrick Pilet a um décimo da melhor marca e Yifei Ye, chinês da Cool Racing logo a seguir, quase dois décimos atrás. O oriental foi o piloto mais veloz no primeiro dia de treinos coletivos.

Entre os times LMP2 Pro-Am, o Team Virage saiu na frente com Gabriel Aubry marcando 1’43″941 – quarto mais rápido no agregado, tendo na sequência o Racing Team Turkey via Jack Aitken e a TDS Racing x Vaillante, com Mathias Beche a bordo.

A Inter Europol Competition, equipe do brasileiro Pietro Fittipaldi, ficou com a sétima posição: Fabio Scherer foi o mais veloz do trio do #43, com 1’44″161. De volta aos Esporte-Protótipos após quase um ano fora, pois tinha um acerto com a G-Drive Racing ano passado que teve de ser rompido no meio do caminho, Pìetro completou 130 giros e fez sua melhor passagem em 1’45″054. No geral, o time chefiado por Sacha Fassbender ficou muito satisfeito com o desempenho do carro no Prólogo.

Entre os LMP3, Malthe Jakobsen andou forte com o #17 da Cool Racing e foi o mais rápido após os dois dias de treinos, com a marca de 1’50″106, somente vinte milésimos abaixo do britânico Alex Kapadia, com um dos dois carros inscritos pela RLR MSport. O novato Valentino Catalano surpreendeu e fez o terceiro melhor tempo dos testes, seguido por Antoine Doquin no segundo bólido da Cool Racing e por outro estreante no ELMS, Finn Gershirtz, da United Autosports.

O único Duqueine inscrito, pela atual campeã DKR Engineering, ficou em 6º tendo a bordo Sebastian Alvarez, com uma volta quase um segundo pior que a de Jakobsen. Dos 13 carros aguardados para a prova de estreia, só um não andou nos testes: o #10 da Eurointernational inscrito para Glenn Van Berlo, Tom Cloet e Xavi Lloveras.

Na LMGTE, quem estabeleceu a referência de tempos foi Mikkel Jensen, o veloz dinamarquês da Ferrari da Kessel Racing com as cores da japonesa CarGuy: o piloto marcou 1’54″058, somente um milésimo de segundo abaixo da IronLynx, segunda colocada com o italiano Davide Rigon.

O melhor dos Porsches foi 3º com o experiente Gianmaria Bruni no #77 da Proton Competition, seguido pelo surpreendente colombiano Óscar Tunjo no #32 da Rinaldi e por David Perel na Ferrari da Spirit of Race. O #69 da Oman Racing with TF Sport foi o melhor dos Aston Martin, com Marco Sorensen a bordo.

O ator Michael Fassbender, que neste ano realiza o sonho de disputar pela primeira vez as 24h de Le Mans e partirá para sua 3ª temporada no ELMS, completou 122 voltas no Prólogo e sua melhor passagem foi em 1’55″508. Entre os 36 pilotos da classe, ele foi o 25º mais rápido, demonstrando progressos em relação aos anos anteriores.

No fim de semana, serão 142 pilotos distribuídos nas três categorias – dois carros têm somente dois tripulantes, um LMP2 e um LMP3. Os treinos livres começam sexta-feira com uma sessão marcada para 11h30 locais (6h30 de Brasília) e uma sessão coletiva à tarde para pilotos de graduação bronze às 10h40 de Brasília.

Sábado haverá mais uma sessão livre a partir de 9h locais (4h de Brasília), antes da definição do grid – começando com LMGTE às 8h50 daqui, depois LMP3 às 9h10 e LMP2 às 9h30. A disputa das 4h de Paul Ricard começa domingo de Páscoa às 11h locais, 6h da manhã de Brasília e o blog terá vídeos ao vivo, como sempre.