A Mil por Hora
Mundial de Endurance

WEC 2013: calendário longe de uma definição

Fonte: Le Mans Portugal Apesar de ter sido apresentado no final de setembro, o calendário para a temporada 2013 do Mundial de Resistência (WEC) ainda deverá sofrer alterações. As provas de Austin e Xangai ainda carecem de confirmação oficial quanto à data, mas Silvertone e Le Mans poderão também mudar de fim-de-semana. Marcadas para 22 […]

Fonte: Le Mans Portugal

Apesar de ter sido apresentado no final de setembro, o calendário para a temporada 2013 do Mundial de Resistência (WEC) ainda deverá sofrer alterações. As provas de Austin e Xangai ainda carecem de confirmação oficial quanto à data, mas Silvertone e Le Mans poderão também mudar de fim-de-semana.

Marcadas para 22 e 23 de Junho, de forma a não coincidirem com o Grande Prémio de New Jersey nos EUA, o cancelamento desta prova (que já era esperado, sublinhe-se) coloca de novo a prova rainha do Mundial de Resistência em rota de colisão com o Mundial de Fórmula 1. Uma notícia divulgada pelo site alemão Auto Motor und Sport lançava o dia 23 de Junho como data provável para a realização da prova que substituiria New Jersey, prova essa que seria o regresso da F1 à França. Magny-Cours, que ficará a pouco mais de 300 km de Le Mans, seria o palco do regresso, com o evento a terminar quase em simultâneo com a clássica francesa.

O tema tem estado adormecido, sendo mesmo o mais provável que agosto seja o mês escolhido para a realização da prova que falta no calendário 2013 da F1, podendo até o ACO decidir repor as 24 Horas de Le Mans na sua data original, 15-16 de Junho.

Outra das provas que poderá também mudar de data, são as 6 Horas de Silverstone, prova de abertura do WEC 2013. É sabido que uma das corridas de suporte do evento faz parte do Campeonato Europeu de F3, que divulgou o seu calendário indicando o fim-de-semana seguinte (20-21 de abril) ao previamente anunciado pelo WEC como data para a realização da prova em Silverstone. O calendário do Euro F3 indica que a data carece ainda de confirmação, algo que só deverá acontecer durante o mês de dezembro, altura em que está agendada uma reunião do Conselho Mundial da FIA.

Por outro lado, o Blancpain Endurance Series (BES) irá ter uma prova em Monza no dia 14 de Abril, coincidindo assim com a data original para a prova de abertura do WEC e do European Le Mans Series (ELMS), que aceitará a inscrição de carros da classe GT3, a classe que é a coluna vertebral do BES.

Ou seja, uma vez mais parece que o calendário do Mundial de Resistência anda a reboque de outras competições…

WEC 2013 (ORIGINAL)

R. DATA EVENTO CIRCUITO PAÍS
1 14 Abril ** 6 Horas de Silverstone Silverstone Circuit Reino Unido
2 4 Maio 6 Horas de Spa-Francorchamps Circuit de Spa-Francorchamps Bélgica
3 22-23 Junho ** 24 Horas de Le Mans Circuit de la Sarthe França
4 24 Agosto 6 Horas de São Paulo Autódromo José Carlos Pace Brasil
5 22 Setembro * 6 Horas de Austin Circuit of the Americas EUA
6 20 Outubro 6 Horas de Fuji Fuji Speedway Japão
7 10 Novembro * 6 Horas de Shanghai Shanghai International Circuit China
8 30 Novembro 6 Horas do Bahrain Bahrain International Circuit Bahrain

* data a confirmar
** data em dúvida