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Automobilismo Nacional

Direto do túnel do tempo (19)

RIO DE JANEIRO – A foto é dos arquivos de Pietro Tebaldi, mas foi “roubartilhada” do facebook do Dado Andrade. No dia 11 de agosto de 1974, foi disputada uma etapa do Campeonato Brasileiro de Divisão 3 no Autódromo de Cascavel, no interior do Paraná. Em primeiro plano no instantâneo, à esquerda, o Opala de Júlio […]

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RIO DE JANEIRO – A foto é dos arquivos de Pietro Tebaldi, mas foi “roubartilhada” do facebook do Dado Andrade. No dia 11 de agosto de 1974, foi disputada uma etapa do Campeonato Brasileiro de Divisão 3 no Autódromo de Cascavel, no interior do Paraná. Em primeiro plano no instantâneo, à esquerda, o Opala de Júlio André Tedesco, piloto de Caçador (SC). À direita, a sensação daquela corrida: o Hollywood Maverick Berta de José Renato “Tite” Catapani.

Preparado por Oreste Berta na oficina do “Mago” em Alta Gracia, na província de Córdoba, o carro foi chamado de Haras Hollywood pela quantidade de cavalos do motor V-8 – entre 400 e 450 HP. O Maverick era o carro a ser batido na Classe C e tinha como adversários os Opalas de Tedesco, Edgard Mello Fº, Reynaldo Campello e Edson Yoshikuma, que comprara o carro pertencente a Pedro Victor de Lamare.

Tentei achar o resultado da corrida na internet, mas segundo um comentário postado no blog do camarada Leandro Sanco, quem venceu foi Yoshikuma, com Edgard em segundo e Catapani, com problemas nos pneus – cujas dimensões no eixo traseiro eram semelhantes às de um carro de F-1 – chegou apenas na 10ª posição geral. Era a época em que os Fuscas eram maioria no grid, com um ou outro Chevette competindo e a Brasília de Ingo Hoffmann, que se tornou uma lenda, venceu o campeonato na Classe A.

Haras Hollywood ganhou em Fortaleza e também os 500 km de Interlagos, que fizeram parte do campeonato naquele ano. Mas com apenas 46 pontos somados, Catapani foi alijado da briga pelo título e ficou com o vice. O campeão brasileiro em 1974 foi Edgard Mello Fº, com o Opala da equipe Itacolomy.

Há 38 anos, direto do túnel do tempo.