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Mundial de Endurance

WEC com nova regra de qualificação para 2013

RIO DE JANEIRO – O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA, organizado em parceria com o Automóvel Clube do Oeste, também tem novidades para a próxima temporada. O sistema de qualificação foi totalmente modificado para, segundo o Conselho Mundial da FIA, “atrair a atenção de público e imprensa”. Agora, serão dois pilotos e não somente […]

toyota-sieger-fuji-wec-2012-10RIO DE JANEIRO – O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA, organizado em parceria com o Automóvel Clube do Oeste, também tem novidades para a próxima temporada. O sistema de qualificação foi totalmente modificado para, segundo o Conselho Mundial da FIA, “atrair a atenção de público e imprensa”.

Agora, serão dois pilotos e não somente um, a conduzir o carro no treino de qualificação. Cada piloto terá direito a duas voltas rápidas e a média das quatro voltas somadas determinará o grid de largada geral. Cabe lembrar que este formato de qualificação será usado em todas as corridas do ano, exceto nas 24 Horas de Le Mans.

A FIA também manifestou sua preocupação com a redução de custos: haverá, neste caso, uma restrição no uso de motores em duas classes, a LMP2 e a LMGTE-Am. A referida subdivisão de protótipos já é conhecida pelo sistema cost capped, onde o preço dos chassis é mais acessível às equipes, bem como o leasing e a manutenção dos propulsores, cujos blocos são em sua maioria derivados de modelos de série. A medida é, sem dúvida, bem-vinda.

Outra mudança anunciada pelos homens da FIA reunidos em Istambul, na Turquia, foi a data das 6 Horas de São Paulo, em Interlagos. A corrida vai acontecer no dia 1º de setembro, um domingo. As demais datas estão mantidas.