A Mil por Hora
Fórmula 3

De campeonato a torneio: a triste situação da F-3 inglesa

RIO DE JANEIRO – Era uma vez um campeonato que, nos tempos áureos, revelou alguns dos maiores pilotos que vimos na história do automobilismo, diversos nomes bons e outros nem tanto. Muitos brasileiros – 12 ao todo – e, cabe dizer, todos os nossos campeões mundiais de Fórmula 1, ganharam títulos por lá. Evidentemente falo da […]

RIO DE JANEIRO – Era uma vez um campeonato que, nos tempos áureos, revelou alguns dos maiores pilotos que vimos na história do automobilismo, diversos nomes bons e outros nem tanto. Muitos brasileiros – 12 ao todo – e, cabe dizer, todos os nossos campeões mundiais de Fórmula 1, ganharam títulos por lá.

Largada de uma prova da Fórmula 3 inglesa em Donington Park, 2008: definitivamente, o certame já viveu dias bem melhores...
Largada de uma prova da Fórmula 3 inglesa em Donington Park, 2008: definitivamente, o certame já viveu dias bem melhores…

Evidentemente falo da Fórmula 3 inglesa, que sofre um rude golpe, talvez o maior de sua história, neste ano de 2013. O campeonato da categoria virou torneio. Havia oito datas ao total, marcadas para diversas pistas, feito Donington Park, Snetterton, Oulton Park e Paul Ricard. Esse calendário esboçado caiu por terra e ontem, foi anunciado um novo, com apenas quatro – isso mesmo – quatro datas, marcadas para Silverstone, Brands Hatch, Spa-Francorchamps e Nürburgring, não necessariamente nessa ordem.

Stéphane Ratel (sempre este homem fatal!) e sua empresa, a SRO, estão por trás da decisão de reduzir o certame e adiar o início do “campeonato” para maio, no circuito de Silverstone. A ideia é atrair ao máximo as equipes do Campeonato Alemão e do Euro Open de F3, que corre em conjunto com o International GT Open, para competir na National Class – e, principalmente, as do Campeonato Europeu, que após alguns anos claudicantes, parece querer voltar à sua melhor forma em 2013.

Com apenas três pilotos anunciados e duas equipes confirmadas, a Fórmula 3 inglesa vive talvez o pior momento de sua história. Ano passado, somente doze competidores disputaram o campeonato inteiro, entre eles os brasileiros Pipo Derani e Pietro Fantin, divididos por somente cinco escuderias. E para este ano, as britânicas Carlin e Fortec estão muito mais inclinadas em correr no FIA European Formula 3 Championship no que no certame britânico.

É grave a crise na categoria de base. E pelo visto, nós do Brasil não estamos sozinhos no mesmo barco…