RIO DE JANEIRO – A primeira corrida de Endurance do ano, ao contrário do que muitos podem supor, NÃO é as 24 Horas de Daytona, embora o evento da Flórida seja bastante tradicional e muito mais divulgado do que a prova de 24 Horas que acontecerá nos Emirados Árabes Unidos.
Entre os dias 10 e 12 deste mês, o circuito de Dubai recebe a primeira corrida da 24H Series, competição de quatro eventos que tem além da corrida no Oriente Médio, as 12 Horas de Bathurst (Austrália), as 12 Horas de Hungaroring (Hungria) e as 24 Horas de Barcelona (Espanha).
Nada menos que oitenta e quatro carros de diferentes procedências, cilindradas e categorias, formam a extensa lista de inscritos – que tem entre os pilotos confirmados, dois brasileiros. Um deles já é cobra criada em corridas longas, com título mundial do FIA GT, duas vitórias em subclasse nas 24 Horas de Le Mans e tudo: o cascavelense Jaime Melo vai dividir a Ferrari F458 da equipe britânica RAM Racing, número #30, com o indiano Cheerag Arya e os britânicos Johnny Mowlem e Guy Smith.
O outro é um completo desconhecido: Lorenzo Carvalho, luso-brasileiro de 21 anos, filho de mãe brasileira e pai português, fez o curso de pilotos da Ferrari e correrá num carro da AF Corse, o número #16, ao lado do xará Lorenzo Casé e também de Marco Cioci, Mika Salo e Stéphane Lemeret. Além dos preparativos para a corrida de Dubai, Lorenzo sonha em montar uma escola de pilotagem no Autódromo do Estoril, em Portugal.
As classes envolvidas na disputa das 24 Horas de Dubai são as seguintes:
A1 – carros movidos a gasolina, cilindrada máxima de 1,6 litro
A2 – carros movidos a gasolina, com cilindrada entre 1,6 e 2 litros e com motor turbo até 1,6 litro
A3T – carros movidos a gasolina, com motor turbo até 2 litros
A4 – carros movidos a gasolina, com motores entre 2 e 3 litros
A5 – carros movidos a gasolina, com motores entre 3 e 3,5 litros
D1 – carros movidos a diesel, até 2 litros
D2 – carros movidos a diesel, entre 2 e 3 litros
996 – classe para os modelos Porsche Cup 996
997 – classe para os modelos Porsche Cup 997
A6-AM – modelos Grã-Turismo enquadrados no regulamento GT3, com tripulação de predominância de gentleman drivers
A6-PRO – modelos Grã-Turismo enquadrados no regulamento GT3, com tripulação de predominância de pilotos profissionais
SP2-GT3A – modelos GT e Silhouette inelegíveis nas outras categorias
SP3-GT4A – modelos GT4
SP4 – carros elétricos e híbridos
A lista completa de inscritos para as 24h de Dubai está aqui