A Mil por Hora
FIA GT Series

FIA GT Series: um novo campeonato

RIO DE JANEIRO – Com nova roupagem para 2013, o FIA GT Series entrará nas pistas a partir de abril para substituir o FIA GT World Championship, cuja última temporada foi uma das mais fracas no aspecto técnico e competitivo. Será um campeonato mais enxuto que o último, com apenas seis rodadas duplas a se realizarem […]

NEW GT Racing Announced at Autosports Show 2013

RIO DE JANEIRO – Com nova roupagem para 2013, o FIA GT Series entrará nas pistas a partir de abril para substituir o FIA GT World Championship, cuja última temporada foi uma das mais fracas no aspecto técnico e competitivo. Será um campeonato mais enxuto que o último, com apenas seis rodadas duplas a se realizarem a partir de 1º de abril em Nogaro, com ênfase na Europa – França, Bélgica, Holanda, Eslováquia e Espanha – e uma corrida apenas no Oriente Médio. O Brasil, que fazia parte de um esboço de calendário, pelo visto foi descartado.

Mas a presença brasileira deverá acontecer em 2013. Antonio Hermann deixa a organização do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo nas mãos de Walter Derani e muda-se com armas e bagagens para o FIA GT Series, com a equipe BMW Team Brasil e suas Z4 GT3 – numa consequência clara do que aconteceu no fim do Brasileiro de GT ano passado, onde a equipe de Hermann perdeu na última corrida o título para a CRT, ironicamente de Walter Derani.

O time de Hermann não será o único a representar a marca bávara: a Vita4One Racing Team, de Michael Bartels, também vai participar do campeonato com o modelo da marca de Munique.

E pelo menos um piloto do país está com presença assegurada – ou quase – no FIA GT Series: o gaúcho Matheus Stumpf deve disputar a competição no Ford GT da equipe Rodrive, que será preparado pela Lambda Performance, da Alemanha. Ele se dividiu ano passado entre o Iber GT e o Brasileiro de GT, onde correu pela equipe BMW.

A Audi será representada, até o momento, por três equipes: a Belgian Audi Club WRT, a Phoenix Racing da Alemanha e a Novadriver, equipe portuguesa capitaneada por César Campaniço. Existem conversações para que os espanhóis da Sunred também alinhem o modelo R8 LMS Ultra no campeonato.

Já a Sébastien Loeb Racing marcará presença representando a McLaren com seu MP4-12C GT3. O carro do construtor britânico deverá ser repartido entre Álvaro Parente e o próprio Sébastien Loeb. É possível que a Hexis Racing, de Philippe Dumas, também participe do FIA GT Series, mas isto ainda não foi confirmado.

A Reiter Engineering deve mais uma vez alinhar seus Lamborghini Gallardo LP600, enquanto a Heico-Gravity Charouz, da República Tcheca, vai representar a Mercedes-Benz e a ProSpeed Competition, da Bélgica, a Porsche. Até agora, nenhuma escuderia revelou intenções de correr com a Ferrari F458 no novo certame. Pode ser que a SOFREV Auto Sport, da França, acabe seduzida pela categoria e venha participar do FIA GT Series.

A ver.