Aparentemente, o carro deste ano guarda várias semelhanças com o MP4-27, mas a equipe trabalhou fundo para eliminar os pontos fracos do modelo do ano passado e houve novidades na suspensão dianteira, que traz desta vez o sistema pull rod ao invés do usual push rod, e na caixa de câmbio.
Os pilotos titulares Jenson Button e Sergio Perez chegaram devidamente ‘motorizados’ ao local da apresentação, cada um guiando dois modelos esportivos da McLaren para as ruas. Antes deles, cinco bólidos que fizeram parte da história da marca desfilaram diante dos internautas e também dos que lá estavam acompanhando o lançamento do MP4-28 in loco – entre eles o M23 de Emerson Fittipaldi, campeão mundial em 1974 e o MP4-4 de Ayrton Senna, campeão de 1988.
Também participaram desse resgate histórico o modelo F1GTR campeão das 24 Horas de Le Mans de 1995, o MP4-13 que deu a Mika Häkkinen o título em 1998 e, por fim, o MP4-23 do campeonato de Lewis Hamilton – último conquistado por um piloto da escuderia. Houve, antes disto, uma bonita homenagem a Bruce McLaren, o homem por detrás da formação da escuderia, fundada por ele em 1963, três anos antes da estreia na Fórmula 1.
Por falar em títulos, não faltou o inevitável otimismo da parte dos dois pilotos, tanto do experiente Button como o novato Perez. “Difícil acreditar que faço parte de uma equipe com tanta história. Quero ganhar o campeonato, todos nós queremos, e estou na melhor equipe”.
Bom… se é a melhor equipe da Fórmula 1, só o tempo – ou melhor, os tempos, dirão.