RIO DE JANEIRO – Encerrou-se nesta segunda-feira a primeira bateria de treinos da Aston Martin Racing como preparação para a temporada 2013 do World Endurance Championship (WEC). Foram dois dias de atividades no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, onde o brasileiro Bruno Senna, novo contratado da marca, teve o seu primeiro contato com o novo “brinquedo”.
E a impressão que Bruno deixou em seus companheiros de equipe foi a melhor possível. O britânico Darren Turner, que foi quem indicou Senna à escuderia, não economizou nos elogios.
“Foi um tremendo batismo de fogo para ele porque, ao andar pela primeira vez num carro de Grã-Turismo, era noite e chovia. Mas ele fez um trabalho fantástico. Fiquei impressionado como ele se adaptou rapidamente ao carro”, disse o titular do Aston #97.
Bruno ficou satisfeito com os testes e já pôde sentir as principais diferenças na ‘tocada’ entre um monoposto da Fórmula 1 e o modelo LMGTE-PRO da Aston Martin, muito mais pesado mas tão potente quanto os carros que guiava até a temporada passada.
“É necessário frear mais cedo e eu fui muito cuidadoso, especialmente com a pista molhada. No geral, foram dias muito proveitosos para nós. Agora, vamos trabalhar em Road Atlanta, para mais uma sessão de testes”, afiançou o brasileiro.
Nos treinos de Road Atlanta, que vão acontecer antes da viagem para Sebring, onde será realizada a 61ª edição da clássica prova de 12 Horas, a Aston Martin terá o concurso de Dane Cameron, que conhece bem a pista, para ajudar no desenvolvimento do carro.
Entenda as mudanças do Aston Martin Vantage para 2013
Apesar da aparência ser a mesma do carro do ano passado, o Aston Martin Vantage spec 2013 que será usado na LMGTE-PRO no WEC e também nas 12 Horas de Sebring tem várias mudanças em relação ao bólido apresentado no ano passado.
Cabe informar, também, que o Vantage foi o modelo de Grã-Turismo que mais evoluiu ao longo do ano. Basta comparar a diferença de tempos entre ele e os melhores da classe em Sebring com o que aconteceu em Xangai, na última corrida do WEC, onde o #97 foi dominante e venceu. Houve muito trabalho em 2012 e mais novidades foram implementadas para 2013. Veja na foto abaixo quais são.
Vamos lá, então.
Traduzindo em linhas gerais o que isso significa: o novo Vantage tem um centro de gravidade mais baixo para melhorar o comportamento do carro nas curvas; a suspensão traseira foi redesenhada e o chassi está mais ‘duro’, para melhorar a dirigibilidade; a transmissão do carro foi redesenhada para reduzir a inércia e melhorar as mudanças de marcha; e, por fim, o carro passa a ser dotado de exaustores no lado externo para tornar a temperatura menos desagradável para o piloto no cockpit.
Mudanças sutis que podem influenciar no desempenho de um carro. A Aston Martin parece seguir um rumo positivo. E a luta pelo título entre Porsche, Ferrari e o construtor britânico promete muito neste ano!