A Mil por Hora
American Le Mans Series

DeltaWing e Nissan: fim da associação

RIO DE JANEIRO –  Chega ao fim a parceria entre a Nissan e o projeto DeltaWing, que a partir deste ano passa a ser tocado apenas por Don Panoz, sem o envolvimento de Ben Bowlby, da Highcroft Racing e a All American Racers de Dan Gurney. O protótipo experimental que foi visto nas 24 Horas […]

RIO DE JANEIRO –  Chega ao fim a parceria entre a Nissan e o projeto DeltaWing, que a partir deste ano passa a ser tocado apenas por Don Panoz, sem o envolvimento de Ben Bowlby, da Highcroft Racing e a All American Racers de Dan Gurney. O protótipo experimental que foi visto nas 24 Horas de Le Mans e na Petit Le Mans usando um propulsor 1,6 litro turbo do fabricante japonês, passará a competir com um novo motor neste ano de 2013.

Quem vai fornecer a parte mecânica do DeltaWing, que passará a ser um protótipo Coupé, ou seja, com o cockpit coberto, será a Mazda. O motor será o mesmo do Van Diemen da Fórmula USF2000, com a cilindrada baixada para 1,9 litro e dotado de injeção direta de combustível e duplo turbo. Ainda não se sabe quanto de potência esta unidade terá, mas a título de comparação, o propulsor Nissan debitava 345 HP a 6.500 rpm em dinamômetro.

O DeltaWing fez uma apresentação bastante razoável em Le Mans até o carro ser posto para fora da pista pelo Toyota de Kazuki Nakajima. Na Petit Le Mans, Gunnar Jeannette capotou com o protótipo durante os treinos, mas a equipe de mecânicos reconstruiu o carro a tempo e ele e seu parceiro Lucas Ordoñez conseguiram um impressionante 5º lugar na classificação geral, evidenciando as qualidades do bólido.

Neste ano, o DeltaWing, além de ter novidades técnicas, passa a pontuar também no campeonato da American Le Mans Series. Apesar de não estar garantido em todas as etapas, o carro vai fazer parte da categoria LMP1. Serão construídos mais três chassis, todos baseados – como o primeiro modelo – no Aston Martin AMR-One, o fracassado protótipo do fabricante inglês para as 24 Horas de Le Mans de 2011.

Provavelmente, o novo velho parceiro de Don Panoz na empreitada do DeltaWing será David Price, que alinhou seus modelos GT1 nos anos noventa no FIA GT e nas 24 Horas de Le Mans.