A Mil por Hora
Fórmula 1

W04: a aposta

RIO DE JANEIRO – A Mercedes tentou mostrar o seu novo carro com antecedência na internet. E fracassou. Nesta segunda-feira, contudo, a nova “flecha de prata” foi enfim revelada: o modelo W04 que será guiado por Nico Rosberg e pelo novo contratado Lewis Hamilton teve suas primeiras imagens divulgadas. Com a mesma programação visual dos últimos […]

RIO DE JANEIRO – A Mercedes tentou mostrar o seu novo carro com antecedência na internet. E fracassou. Nesta segunda-feira, contudo, a nova “flecha de prata” foi enfim revelada: o modelo W04 que será guiado por Nico Rosberg e pelo novo contratado Lewis Hamilton teve suas primeiras imagens divulgadas.

Com a mesma programação visual dos últimos anos, a Mercedes não processou alterações de grande vulto na estética do carro. O degrau do bico dianteiro está lá, mas em menor escala em relação ao W03, último carro guiado por Michael Schumacher na Fórmula 1. A proeminência da seção frontal em forma de bico de pato, porém, continua igual.

Novidade, mesmo, é a suspensão traseira pull-rod, para tentar tornar o desempenho do Mercedes mais eficiente a ponto de não comprometer o desgaste dos pneus – o grande calcanhar de aquiles do carro nos últimos anos. A marca conseguiu uma vitória categórica com Nico Rosberg na China, deixou uma grande expectativa no ar e foi uma decepção retumbante: ficou em 5º lugar no Mundial de Construtores, apenas dezesseis pontos à frente da Sauber.

A reestruturação do time é, por enquanto, fora da pista: além de tirar Hamilton da McLaren a peso de ouro, a Mercedes trouxe Niki Lauda para trabalhar diretamente com a Fórmula 1 e elegeu Christian “Toto” Wolff seu novo diretor esportivo. Veremos como as coisas se sairão…