A Mil por Hora
Nascar

Happy victory, Mr. Consistency!

RIO DE JANEIRO – Não existe coisa melhor para um piloto do que celebrar seu aniversário vencendo ou no pódio. Matt Kenseth, que hoje completou 41 anos, teve todos os motivos para ficar feliz na Kobalt Tools 400, 3ª etapa do calendário de corridas da Sprint Cup, divisão principal da Nascar. É que o piloto […]

kenseth-new-main.jpg.main

RIO DE JANEIRO – Não existe coisa melhor para um piloto do que celebrar seu aniversário vencendo ou no pódio. Matt Kenseth, que hoje completou 41 anos, teve todos os motivos para ficar feliz na Kobalt Tools 400, 3ª etapa do calendário de corridas da Sprint Cup, divisão principal da Nascar. É que o piloto da Joe Gibbs Racing chegou à sua primeira vitória na nova escuderia, na mesma pista onde em 2003 conquistou seu único triunfo no ano em que foi campeão da categoria, ainda pela Roush Racing.

“Mr. Consistency”, assim apelidado por sua regularidade irritante, teve que se desdobrar para derrotar Kasey Kahne, dono do melhor carro na pista neste domingo. De fato, Kahne foi o líder do maior número de voltas – 113 – com o #5 da Hendrick Motorsports, mas não pôde contra a estratégia da Gibbs, que no último pit devolveu Kenseth em primeiro – sem trocar pneus e apenas com o combustível suficiente para que o piloto do carro #20 vencesse a disputa. Foi o melhor final de corrida nas três disputadas neste ano.

E a Nascar também não tem do que se queixar: as três marcas presentes na categoria com os carros “Generation 6” venceram já neste ano: Johnson, com Chevrolet, em Daytona; Edwards, no Ford Fusion, em Phoenix e agora Kenseth, de Toyota, em Vegas.

Igualmente animada, além da briga pela vitória, foi a disputa pela 3ª posição, onde o atual campeão Brad Keselowski levou a melhor sobre Kyle Busch, que durante a disputa levou um drive through por excesso de velocidade e fez uma ótima corrida neste domingo. Carl Edwards chegou na quinta posição, com Jimmie Johnson completando os seis primeiros. Dale Earnhardt Jr. foi o 7º colocado, seguido por Martin Truex Jr., Paul Menard e Kevin Harvick.

Denny Hamlin, recentemente multado por ter falado mal dos novos carros da Nascar, chegou num modesto 15º lugar, atrás de Tony Stewart (11º) e Mark Martin (14º). Mais apagados que ele só Greg Biffle (17º), Juan Pablo Montoya (19º), Jeff Gordon (25º), Clint Bowyer (27º) e Danica Patrick, que levou seis voltas do vencedor e terminou em trigésimo-terceiro lugar.

Após três corridas, extra-oficialmente, a liderança é do pentacampeão Jimmie Johnson, com 129 pontos, contra 124 de Brad Keselowski, 119 de Dale Jr., 102 de Denny Hamlin e 98 de Carl Edwards. Matt Kenseth, que estava em 18º lugar na tabela, saltou para sétimo, com 93 – dois a menos que o sexto colocado, Mark Martin.

A quarta etapa da Sprint Cup será no próximo domingo: a Food City 500, no minúsculo circuito de Bristol, no Tennessee.