A Mil por Hora
International GT Open

Aston domina em condições extremas no GT Open; brasileiros abandonam

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=3_09lK70OpU&feature=g-subs-u] RIO DE JANEIRO – Num sábado muito chuvoso em Paul Ricard, o Aston Martin Vantage V12 GT3 da equipe GPR Pino Racing deitou e rolou sobre a concorrência durante a primeira corrida da temporada 2013 do International GT Open. Provando que nem sempre o número #13 é sinônimo de azar, o carro amarelo tripulado […]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=3_09lK70OpU&feature=g-subs-u]

RIO DE JANEIRO – Num sábado muito chuvoso em Paul Ricard, o Aston Martin Vantage V12 GT3 da equipe GPR Pino Racing deitou e rolou sobre a concorrência durante a primeira corrida da temporada 2013 do International GT Open. Provando que nem sempre o número #13 é sinônimo de azar, o carro amarelo tripulado por Maxime Soulet e Enzo Ide passeou pelo circuito francês ao longo de 70 minutos de corrida.

Como eu disse, a chuva atrapalhou a corrida, prejudicou o desempenho de muita gente e provocou, em virtude dos riachos que se formavam em alguns pontos de frenagem, diversas rodadas. Em momentos distintos da corrida, os dois McLaren MP4-12C da Bhai Tech Racing, equipe dos brasileiros Rafael Suzuki e Luiz Razia, rodaram e tiveram problemas.

O carro #66, que começou guiado por Chris Van der Drift, teve excelente início. Mas um contato com o Aston guiado por Enzo Ide levou o McLaren aos boxes e Razia nem pôde guiar. Rafael Suzuki teve um pouco mais de sorte, pero no mucho. Pegou o #65 já vítima de uma rodada, com Giorgio Pantano a bordo. Depois, o paulista rodaria mais duas vezes e na segunda, bateu. Fim de corrida.

Além do domínio acachapante do Aston #13, especialmente no trecho final quando foi guiado por Maxime Soulet, outro destaque do sábado foi o experiente Jan Magnussen, que fazia sua parte enquanto o filho Kevin comemorava, a alguns quilômetros dali, a vitória na corrida #1 da World Series by Renault em Alcaniz. O dinamarquês guiou muito no molhado, mas o compatriota Johnny Laursen não foi capaz de seguir o ritmo de  Soulet. Tanto que acabou em segundo a mais de um minuto atrás do vencedor.

O Corvette C6-R big block guiado por Diedriech Sitjhoff/Bert Longin levou a melhor entre os carros da Super GT, terminando em 3º na geral graças a um erro bobo de Luca Filippi, que dividiu a Ferrari F458 da Scuderia Villorba com Andrea Montermini – outro que fez ótima corrida no molhado – e chegou em quarto. Matteo Beretta/Michael Lyons ficaram com a quinta colocação e Duncan Cameron/Matt Griffin completaram os seis primeiros desta difícil e interessante corrida na França.

O resultado final da corrida #1 do GT Open em Paul Ricard:

1º #13 Maxime Soulet/Enzo Ide
GPR Pino Racing – Aston Martin Vantage V12 GT3 (GTS)
28 voltas em 1h09min58seg328

2º #53 Johnny Laursen/Jan Magnussen
Kessel Racing – Ferrari F458 Italia (GTS)
a 1’00″760

3º #7 Bert Longin/Diedriech Sitjhoff
V8 Racing – Chevrolet Corvette C6-R Big Block (SGT)
a 1’07″151

4º #3 Luca Filippi/Andrea Montermini
Scuderia Villorba – Ferrari F458 Italia (SGT)
a 1’07″987

5º #55 Michael Lyons/Matteo Beretta
AF Corse – Ferrari F458 Italia (GTS)
a 1’12″006

6º #10 Matt Griffin/Duncan Cameron
MTech – Ferrari F458 Italia (SGT)
a 1’35″433

7º #1 Aliaksandr Talkanitsa/Aliaksandr Talkanitsa Jr.
AT Racing – Ferrari F458 Italia (SGT)
a 1’37″711

8º #60 Stefano Costantini/Jack Clarke
Ombra Racing – Ferrari F458 Italia (GTS)
a 1’43″762

9º #77 Stefano Gattuso/Marco Zanuttini
Kessel Racing – Ferrari F458 Italia (GTS)
a 1’43″938

10º #64 Vyatcheslav Maleev/Kirill Ladygin
SMP Racing-Russian Bears – Ferrari F458 Italia (GTS)
a 1’53″914