A Mil por Hora
Carros

Bola dentro

RIO DE JANEIRO – Sentei-me ontem em frente à televisão para prestigiar a estreia de um novo programa que vai abordar o maravilhoso universo dos carros – universo que faz parte da minha vida há anos. E com que surpresa vi realmente um novo programa, com uma linguagem diferente, tratando o espectador como tem que ser, […]

198_258-alt-Oficinan

RIO DE JANEIRO – Sentei-me ontem em frente à televisão para prestigiar a estreia de um novo programa que vai abordar o maravilhoso universo dos carros – universo que faz parte da minha vida há anos. E com que surpresa vi realmente um novo programa, com uma linguagem diferente, tratando o espectador como tem que ser, sem ser piegas ou coxinha, sem nenhum intervalo comercial e mantendo o pique durante os 52 minutos em que esteve no ar.

O canal +Globosat, da TV fechada, trouxe para o seu público o Oficina Motor, que tem gente da pesada nos bastidores e na apresentação. Sou suspeito para falar, mas o diretor da atração, Alexandre Moreira Leite, é meu velho conhecido desde que trabalhamos juntos por alguns anos, de 1998 a 2003. Neste último ano, a produtora dele, a MidMix, intermediou a vinda da Nascar de volta à telinha e eu tive o privilégio de comentar, até 2005, várias corridas da categoria estadunidense. Devo muito disso ao Alê e ao Ricardo Porto – e indiretamente ao Gualter Salles, que naquela época voltava ao automobilismo para correr na ChampCar.

O Alê está muito bem cercado: o camarada Alexandre “Kaká” Kacelnik cuida da redação do Oficina Motor, com os textos que serão lidos por três apresentadores: o carioca Henrique Koifman, que não conheço pessoalmente, mas de quem li algumas matérias assinadas por ele em Manchete Ele & Ela; o paulistano Lipe Paíga, que assim como eu trabalha frequentemente com automobilismo e nos autódromos; e a paulista Michelle de Jesus – que é piloto – e vai trazer um olhar feminino dentro de um universo tido como machista.

A julgar pelo primeiro programa, o Oficina Motor tem tudo para cair no gosto de quem curte os automóveis, sua história, seus desempenhos e características. Eu adorei. Bola dentro do Alê, da rapaziada do programa e do canal +Globosat.

Parabéns a todos. Ganharam um assíduo telespectador. A atração vai ao ar de forma inédita todas as segundas, no horário de 21h – com reprises ao longo da semana.