A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

Mais uma tentativa

RIO DE JANEIRO – Todo mundo sabe desde os meus blogues anteriores que eu sou apaixonado por corridas longas. Especialmente por confrontar modelos parecidos com os vistos nas ruas com os chamados Esporte-Protótipos. No Brasil, infelizmente, a coisa não decola. Temos material humano, gente competente, mas isso pouco tem adiantado. A Top Series, criada ano […]

RIO DE JANEIRO – Todo mundo sabe desde os meus blogues anteriores que eu sou apaixonado por corridas longas. Especialmente por confrontar modelos parecidos com os vistos nas ruas com os chamados Esporte-Protótipos.

No Brasil, infelizmente, a coisa não decola. Temos material humano, gente competente, mas isso pouco tem adiantado. A Top Series, criada ano passado, sequer chegou ao fim. E sem promotor nenhum para tomar conta, o Campeonato Brasileiro de Endurance deixa sempre aquela dúvida se vai acontecer ou não.

A Confederação Brasileira de Automobilismo, através de sua assessoria, divulgou o calendário com seis etapas para a temporada 2013, com largada no próximo dia 14 de abril em Tarumã, no veloz circuito localizado na Grande Porto Alegre. De acordo com o regulamento técnico publicado pela entidade, serão cinco categorias em disputa, a saber:

Categoria 1 – Força Livre (GTs Nacionais e Importados e Protótipos Nacionais com motores sobrealimentados até 2,1 litros e aspirados com cilindrada superior a 4 litros, com oito ou 16 válvulas)

Categoria 2 – Protótipos Nacionais com motores de 4 cilindros, com 8 ou 16 válvulas, aspirados até 1,5 litros (peso mínimo de 540 kg) ou até 2,1 litros (peso mínimo de 600 kg)

Categoria 3 – Protótipos Nacionais com motores de 4 cilindros, com 8 válvulas, aspirados até 2,1 litros (peso mínimo de 620 kg)

Categoria 4 – Silhouette/Turismo/Turismo com motor Sobrealimentado/Maserati Trofeo/GT3 com fabricação até 2008, com motores 2,1 até 3,5 litros (peso mínimo de 920 kg); com motores 3,5 até 4,5 litros (peso mínimo de 1100 kg) e com motores acima de 4,5 litros (peso mínimo de 1180 kg)

Categoria 5 – Turismo com motores de 8 válvulas até 1650cc (peso mínimo de 720 kg); acima de 1650cc até 2100cc (peso mínimo de 800 kg); acima de 1650 até 2100cc com 16 válvulas (peso mínimo de 900 kg).

Os combustíveis permitidos para todas as categorias são gasolina, álcool e diesel. Proibido o uso de gás veicular (GNV) e metanol avgas.

A pontuação contempla 100 pontos para o vencedor de cada corrida, 80 para o 2º colocado, 65 para o terceiro, 55 para o quarto, 50 para o quinto, 45 para o sexto, 40 para o sétimo, 35 para o oitavo, 30 para o nono e 25 pontos para o 10º colocado. Receberão os pontos os pilotos que completarem 75% da distância em cada categoria e na última etapa a pontuação é dobrada.

Os pilotos e carros do Rio Grande do Sul devem ser maioria absoluta na primeira corrida do campeonato. Veremos se desta vez o Brasileiro de Endurance vinga de uma vez por todas.

O calendário é este:

1º etapa – 14 de abril
Tarumã

2ª etapa – 16 de junho
Interlagos

3ª etapa – 21 de julho
Curitiba

4ª etapa – 11 de agosto
Interlagos

5ª etapa – 6 de outubro
Cascavel

6ª etapa – 15 de dezembro
Tarumã