A Mil por Hora
DTM

Vitória de Farfus em Hockenheim

RIO DE JANEIRO – Começa com vitória a temporada 2013 de Augusto Farfus no DTM, o Campeonato Alemão de Turismo. Com as arquibancadas de Hockenheim praticamente lotadas, o piloto brasileiro da BMW tirou partido da 2ª posição obtida no treino classificatório e de uma excelente largada – além de uma estratégia muito bem-sucedida, para completar […]

Augusto-Farfus-teste-Hockenheim-2013-640x448

RIO DE JANEIRO – Começa com vitória a temporada 2013 de Augusto Farfus no DTM, o Campeonato Alemão de Turismo. Com as arquibancadas de Hockenheim praticamente lotadas, o piloto brasileiro da BMW tirou partido da 2ª posição obtida no treino classificatório e de uma excelente largada – além de uma estratégia muito bem-sucedida, para completar as 42 voltas da prova e ouvir o hino nacional cantado à capella no pódio – com fortíssimo sotaque alemão. Mais Brasilianischen impossível…

E por falar em estratégia, a equipe Schnitzer (Augusto é da RBM, para quem corria no WTCC) acertou na mosca com o alemão Dirk Werner. Último no grid, o piloto do carro #2 fez sua primeira parada mais cedo e, com um stint mais longo – usando os pneus option, aliás – se manteve na pista, inclusive tendo assumido a liderança, para depois efetuar seu segundo pit stop e voltar à frente de todos os outros pilotos, menos Farfus. Acabou premiado com a 2ª posição.

Christian Vietoris, terceiro no grid, caiu para 11º, mas fez uma excelente corrida de recuperação. No fim da corrida, atacou o britânico Gary Paffett e com o uso do DRS, que estreou na categoria neste fim de semana, ganhou um lugarzinho no pódio. O atual campeão Bruno Spengler chegou em 5º lugar, com o pole position Timo Scheider em sexto, guiando o melhor Audi na pista.

Joey Hand foi outro que andou muito bem: completou na 7ª colocação, seguido por Mike Rockenfeller. Marco Wittmann foi o melhor estreante no resultado final, com a nona posição, seguido por Roberto Mehri, que enfim conquistou seu primeiro ponto no DTM.

Os outros três novatos foram bem na corrida. Pascal Wehrlein e Dani Juncadella, companheiros de equipe na Mücke Motorsport, optaram por não parar quando o Safety Car entrou na pista após o problema que tirou o Audi “Iron Man” de Adrien Tambay da corrida. Os dois chegaram a formar uma improvável dobradinha, mas como tinham que obrigatoriamente cumprir dois pit stops, acabaram fora da zona de pontos.

Timo Glock também andou bem: saiu de 15º e chegou a ser segundo colocado com sua BMW amarela. E, após o primeiro pit stop, foi vítima da pressa: uma roda, a traseira direita, teve a porca mal fixada e ela ‘pediu demissão’. O alemão foi obrigado a abandonar e o jeito é partir para a próxima, que será em Brands Hatch, na Grã-Bretanha, dia 19.

O resultado final:

1º #7 Augusto Farfus
BMW Team RBM
42 voltas em 1h10min11s583

2º #2 Dirk Werner
BMW Team Schnitzer
a 3″692

3º #9 Christian Vietoris
HWA Mercedes
a 9″675

4º #3 Gary Paffett
HWA Mercedes
a 12″613

5º #1 Bruno Spengler
BMW Team Schnitzer
a 13″212

6º #23 Timo Scheider
Audi Team Abt Sportsline
a 13″753

7º #8 Joey Hand
BMW Team RBM
a 14″100

8º #19 Mike Rockenfeller
Audi Team Phoenix
a 14″477

9º #21 Marco Wittmann
BMW Team MTEK
a 17″894

10º #4 Roberto Mehri
HWA Mercedes
a 19″537