A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

Audi quebra cronômetros no primeiro treino oficial em Sarthe

ÁGUAS DE LINDÓIA – Num treino interrompido antes do seu término em razão de uma bandeira vermelha provocada por um acidente forte com o protótipo Oreca LMP2 da escuderia francesa Thiriet by TDS Racing – assim como no primeiro treino livre, onde Tracy Krohn destruiu sua Ferrari, a Audi meteu uma “luneta” na rival Toyota […]

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ÁGUAS DE LINDÓIA – Num treino interrompido antes do seu término em razão de uma bandeira vermelha provocada por um acidente forte com o protótipo Oreca LMP2 da escuderia francesa Thiriet by TDS Racing – assim como no primeiro treino livre, onde Tracy Krohn destruiu sua Ferrari, a Audi meteu uma “luneta” na rival Toyota e liderou com um 1-2-3 incontestável a primeira sessão oficial de treinos para a 81ª edição das 24 Horas de Le Mans.

Logo na terceira volta cronometrada, Loïc Duval fez um tempo absurdo com o e-tron #2: 3’22″349, média de 242,5 km/h e novo recorde extra-oficial para o atual traçado de Sarthe. E a vantagem para o #3 de Lucas Di Grassi/Marc Gené/Oliver Jarvis também foi bastante significativa – quase dois segundos. O #1 do trio campeão das 24 Horas ano passado e do WEC ficou em 3º: Marcel Fässler/Bénoit Tréluyer/Andre Lotterer ficaram com a marca de 3’25″474.

A Toyota, com seus TS030 Hybrid, além da surra imposta pela rival germânica, conviveu com problemas no carro #8 do trio Sébastien Buemi/Anthony Davidson/Stéphane Sarrazin, que deixaram o bólido nipônico atrás até do melhor LMP1 não-oficial, o Lola #12 da Rebellion Racing. O #7 de Alex Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajima levou 4″327 no lombo e ficou em quarto.

Na classe LMP2, quem começou na frente foi o Oreca Nissan #26 da G-Drive Racing Delta-ADR, do trio Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway, com a marca de 3’39″535, 9º tempo na geral. A surpresa do primeiro treino foi o segundo posto do #43 de Franck Mailleux/Natacha Gachnang/Olivier Lombard, da novata escuderia suíça Morand Racing, que viraram em 3’40″741. A terceira posição foi de outro Morgan, do time ‘oficial’, a OAK Racing: o #24 de Olivier Pla/Alex Brundle/David Heinemeier-Hänsson.

O Aston Martin #99 tripulado por Fred Makowiecki/Bruno Senna/Rob Bell foi o melhor entre os 12 LMGTE-PRO inscritos, com 3’55″658, três décimos abaixo da Ferrari F458 da AF Corse guiada por Gimmi Bruni/Giancarlo Fisichella/Matteo Malucelli. Mais dois carros inscritos pelo construtor britânico vieram em terceiro e quarto (primeiro o #97 de Peter Dumbreck/Stefan Mücke/Darren Turner e depois o #98 de Bill Auberlen/Pedro Lamy/Paul Dalla Lana), com o Porsche 911 (991) do trio Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas em quinto.

Os muscle cars estadunidenses ficaram devendo no primeiro treino. Só os Corvette C6-R conseguiram virar tempos abaixo de 4 minutos. Os SRT Viper, penalizados com uma grande restrição mecânica, por terem motores 8,4 litros V-10, teoricamente fora do regulamento do ACO, penaram para rodar em torno de 4’03” e foram superados por vários dos competidores da LMGTE-AM.

Nesta subclasse, aliás, o melhor tempo foi do #95 da Aston Martin Racing. Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Allan Simonsen rodaram a melhor volta do dia no grupo em 3’58″661, mais de meio segundo abaixo do #88 de Christian Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti, da equipe Proton Competition. Em terceiro, outro Porsche, o #67 de Patrice Milesi/Pascal Gibon/Wolf Henzler. O carro mais lento entre 52 que marcaram tempo, face as ausências de um dos Lotus LMP2, da Ferrari da Krohn, do carro #66 da JMW Motorsport e do Zytek #41 da Greaves, que também saiu da pista nos treinos livres mais cedo e foi danificado, acabou sendo o Porsche #75 da ProSpeed Competition, guiado por Emmanuel Collard/François Perrodo/Sébastien Crubille.

Acompanhe aqui os tempos de todos os carros no treino oficial #1.