A Mil por Hora
Grand-Am

Bis de Fittipaldi e Barbosa na Grand-Am

RIO DE JANEIRO – O blogueiro costuma se vangloriar pouco do seu trabalho. Mas posso me permitir fazer uma observação: comentei duas corridas da Rolex Sports Car Series em transmissões ao vivo (Detroit foi em delay) no Fox Sports, onde trabalho há quase dois meses. E nas duas, venceu a mesma dupla: Christian Fittipaldi/João Barbosa. […]

063013_WGI_BC_22837

RIO DE JANEIRO – O blogueiro costuma se vangloriar pouco do seu trabalho. Mas posso me permitir fazer uma observação: comentei duas corridas da Rolex Sports Car Series em transmissões ao vivo (Detroit foi em delay) no Fox Sports, onde trabalho há quase dois meses. E nas duas, venceu a mesma dupla: Christian Fittipaldi/João Barbosa. Primeiro, em Mid-Ohio. E hoje, de forma sensacional, nas 6 Horas de Watkins Glen, no tradicional circuito novaiorquino onde, há 43 anos, Emerson Fittipaldi, tio de Christian, venceu pela primeira vez na Fórmula 1.

A corrida teve todos os ingredientes possíveis: toques, rodadas, quebras de motor, bandeiras amarelas, rodadas, chuva forte e variáveis de estratégia que prenderam a atenção de todos na pista e na telinha. Ao fim de 171 voltas, prevaleceu o Corvette DP #5 da Action Express, com apenas 0″285 de vantagem para Michael Valiante/Stéphane Sarrazin, que chegaram em segundo. E tem um detalhe: João Barbosa foi prejudicado por uma rodada provocada pelo carro #3 da 8Star Motorsports, coincidentemente o de Valiante/Sarrazin, punido com um stop & hold de 60 segundos.

Com a vitória de Fittipaldi e Barbosa, o campeonato pegou fogo. Max Angelelli/Jordan Taylor, que tiveram um problema de transmissão logo na primeira volta e perderam seis voltas, imprimiram uma feroz recuperação para chegar em 10º lugar, descontando cinco das seis passagens perdidas. Mesmo assim, salvaram a liderança entre os pilotos, com 194 pontos, empatados com Alex Popow/Ryan Dalziel, que chegaram hoje em 8º, acompanhados do francês Sébastien Bourdais.

Christian chegou ao total de 190 pontos e está em 3º na classificação, um ponto à frente de Alex Gurney/Jon Fogarty e dois adiante de João Barbosa. O outro brasileiro na disputa, Oswaldo Negri, driblou um tornozelo ainda inchado no pé direito e fez uma corrida sensacional. Poderia ter completado uma histórica dobradinha de pilotos brasileiros em Glen, mas uma saída inesperada de pista, quando o piloto do Ford Riley evitou uma batida com o próprio compatriota, provocou um pit stop extra para a limpeza dos radiadores. Ozz e John Pew chegaram em 4º lugar.

Na classe GT, pela quarta vez no ano, triunfou o Camaro GT.R da Stevenson Motorsports, guiado por Robin Liddell/John Edwards, que completou 164 voltas e concluiu em 13º lugar na geral. A Ferrari F458 de Leh Keen/Anthony Lazzaro/Emil Assentato completou em segundo no grupo e em terceiro chegou o Porsche de John Potter/Richard Lietz/Andy Lally.

A classificação do campeonato apresenta Potter e Lally na liderança, agora com 199 pontos somados, contra 193 de Edwards/Liddell e do italiano Alessandro Balzan, que era o líder isolado e hoje foi apenas o 5º colocado. Lazzaro e Assentato ocupam o quarto posto, com 187 pontos.

Na GX, com três carros inscritos, somente o #00 de Joel Miller/Tristan Nunez/Yojiro Terada viu a quadriculada, chegando em 29º na geral. Apesar da quebra do motor do seu Porsche, Jim Norman ainda lidera com 233 pontos, contra 222 de Joel Miller e 215 de Tom Long/Sylvain Tremblay.

A próxima etapa da Rolex Sports Car Series será em Indianápolis, no circuito misto do templo sagrado do automobilismo estadunidense, dia 26 de julho.