A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

Lamentável

RIO DE JANEIRO – Não é a melhor forma de começar a semana, mas já que estamos aqui para isso, lá vai: Cidade de Carpina, interior de Pernambuco. Corrida de kart disputada numa pista de rua, presumo pelas imagens que vi. O piloto Fernando Lopez, do Recife, perdeu o controle do micromonoposto e entrou direto […]

RIO DE JANEIRO – Não é a melhor forma de começar a semana, mas já que estamos aqui para isso, lá vai:

Cidade de Carpina, interior de Pernambuco. Corrida de kart disputada numa pista de rua, presumo pelas imagens que vi. O piloto Fernando Lopez, do Recife, perdeu o controle do micromonoposto e entrou direto num poste que ficava atrás das proteções de pneus que pretensamente protegiam público e competidores.

Fernando, de 32 anos de idade, faleceu ainda em Carpina, antes de ser trasladado para um hospital na capital, em razão dos graves ferimentos que recebeu na cabeça.

Que este acontecimento sirva para mostrar que não é qualquer pista de rua que tem segurança e que lugar de kart é preferencialmente num kartódromo, com todas as condições necessárias para o desenvolvimento de um piloto. E que lugar de corrida é em autódromo.

Vai de mal a pior o automobilismo no Brasil. E agora? Teremos piloto mandando mensagem no twitter dizendo que isso é uma vergonha?

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=7aXoRcFfMwU]

Adendo: recebi na minha caixa de e-mail, através da assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Automobilismo, uma nota emitida pela Federação Pernambucana. Leiam a íntegra do documento:

A Federação Pernambucana de Automobilismo (FPA) e o Kartódromo do Tamboril vêm, por meio desta, esclarecer que a corrida de kart de rua, realizada em Carpina, Zona da Mata Norte, no último domingo (02/06), da qual participava o Sr. Fernando Lopez, 32 anos, que veio a óbito após grave acidente, era um evento clandestino, sem o reconhecimento da FPA, entidade máxima do automobilismo no Estado.

A Federação Pernambucana de Automobilismo tem hoje apenas dois campeonatos de Kart reconhecidos e homologados, ambos disputados sob a supervisão desta FAU com a segurança e padrões de competição dentro das exigências que o esporte necessita.

A realização de Provas de Automobilismo em vias publicas, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro, só pode ser realizada com a devida autorização da entidade desportiva estadual, e essa autorização é inexistente. 

Waldner Bernardo – Presidente da FPA.