A Mil por Hora
Especial 24 Horas de Le Mans

Pequenas maravilhas – Especial Le Mans – McLaren BMW F1 GTR (1995)

RIO DE JANEIRO – Motivado pela primeira postagem do Nick Nagano, o Bento Bach, lá de terras sulistas, mandou uma mini de sua coleção. E não é um carro qualquer, é um modelo campeão: a McLaren BMW F1 GTR #59 da equipe japonesa Kokusai Kahiatso, talvez uma das maiores zebras da história das 24 Horas […]

index (1)

RIO DE JANEIRO – Motivado pela primeira postagem do Nick Nagano, o Bento Bach, lá de terras sulistas, mandou uma mini de sua coleção. E não é um carro qualquer, é um modelo campeão: a McLaren BMW F1 GTR #59 da equipe japonesa Kokusai Kahiatso, talvez uma das maiores zebras da história das 24 Horas de Le Mans como vencedora, desde o triunfo do Mazda 787B em 1991.

O modelo Grã-Turismo construído pela marca que hoje pertence a Ron Dennis foi guiado por Yannick Dalmas, JJ Lehto e Masanori Sekiya. Entre os oito carros McLaren presentes naquela oportunidade em Sarthe, nem de longe o #59 estava entre os mais cotados. Os melhores carros eram do time Gulf Racing, onde corria o brasileiro Maurizio Sandro Sala. Mas o trio do carro preto manteve uma grande regularidade sob a inclemente chuva que caiu na oportunidade e venceu após largar em 9º com a média de 168,992 km/h – uma das menores da história contemporânea das 24 Horas de Le Mans – e com uma volta de vantagem para o protótipo Courage C34 com motor Porsche guiado por Bob Wollek/Mario Andretti/Eric Hélary.

A miniatura do Bento é rara por estas plagas. É da marca U.T. e em escala 1:18.

Valeu, guri! Show de roda!

Adendo: o Nick Nagano notou – e muito bem – uma coisa: a equipe Kokusai Kahiatso, mesmo sendo do Japão e com o patrocínio da Ueno Clinic, que é daquele país, correu com bandeira britânica no carro. Alguém sabe o motivo?