A Mil por Hora
Nascar

Lição ianque

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=lJJ99fDR3eM] RIO DE JANEIRO – Um acontecimento bastante polêmico do fim de semana automobilístico foi a ‘estratégia’ da equipe Michael Waltrip Racing durante a corrida de Richmond da Sprint Cup, que classificaria os doze pilotos que vão disputar o Chase, o playoff de 10 provas que apontará o campeão da Nascar em 2013. Tudo aconteceu no fim […]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=lJJ99fDR3eM]

RIO DE JANEIRO – Um acontecimento bastante polêmico do fim de semana automobilístico foi a ‘estratégia’ da equipe Michael Waltrip Racing durante a corrida de Richmond da Sprint Cup, que classificaria os doze pilotos que vão disputar o Chase, o playoff de 10 provas que apontará o campeão da Nascar em 2013.

Tudo aconteceu no fim da corrida do último sábado, quando Clint Bowyer, usando um código via rádio com seu chefe de equipe, rodou na pista da Virgínia a oito voltas do fim. Uma atitude altamente suspeita, pois a MWR tinha interesse em eliminar um piloto de uma equipe adversária para colocar Martin Truex Jr. na disputa pelo título.

O recurso leviano do time dos carros #15, #55 e #56 repercutiu pessimamente na mídia. Muita gente crucificou – com razão – a atitude da escuderia de prejudicar de forma deliberada um rival – no caso, Ryan Newman fora o piloto excluído de última hora do Chase.

Mas a Nascar agiu rápido. Dentro das possibilidades, a organização da categoria tomou as providências cabíveis para enquadrar os ‘engraçaralhos’ da MWR. A equipe, para começo de conversa, levou uma multa de US$ 300 mil, cerca de R$ 735 mil. Os chefes de equipe dos três carros foram postos sob observação. Os carros perderam 50 pontos na classificação dos Owners e os pilotos também.

O pior aconteceu com Martin Truex Jr.: o principal “beneficiado” pela rodada de Bowyer acabou excluído do Chase. Com os pontos perdidos após a punição, o piloto do #56 caiu para 17º na pontuação da Sprint Cup com 691 pontos. Mesmo com Jeff Gordon somando mais pontos do que Ryan Newman, o Rocket Man foi premiado – merecidamente – com a última vaga para a disputa pelo título.

Aliás, o dia foi intenso para Newman. O piloto do #39, que há algumas semanas foi comunicado que estava fora da equipe de Gene Haas e Tony Stewart, assinou para ser o titular do #31 patrocinado pela Caterpillar, na Richard Childress Racing.

Nada mal, não?

Fica a lição de ética que a Nascar deu para os que tentam ser mais malandros do que devem no automobilismo. Só vacilaram ao não punir Clint Bowyer como ele merecia.