A Mil por Hora
United Sports Car Championship

Sistema de cotas no USCC

RIO DE JANEIRO – Um dos aspectos que vai dar o que falar para o novo certame United Sports Car Championship, que inaugura sua temporada em 2014 com as 24 Horas de Daytona, tanto quanto a questão do Balance of Performance (BoP) para equalizar o desempenho dos Daytona Prototypes com os LMP2 regulamentados pelo ACO/FIA […]

Grand-Am-ALMS-Road-America

RIO DE JANEIRO – Um dos aspectos que vai dar o que falar para o novo certame United Sports Car Championship, que inaugura sua temporada em 2014 com as 24 Horas de Daytona, tanto quanto a questão do Balance of Performance (BoP) para equalizar o desempenho dos Daytona Prototypes com os LMP2 regulamentados pelo ACO/FIA será uma espécie de sistema de cotas de carros por classe no ano que vem.

Com a junção entre Rolex Sports Car Series (Grand-Am) e American Le Mans Series, chegou-se à conclusão que diversas pistas do calendário não têm condições de abrigar grids extensos e que o melhor para o novo USCC é limitar a presença de carros em cada classe a números pré-determinados de acordo com a largura e extensão das pistas e o espaço do paddock de cada uma delas.

Isto posto, a principal classe – Prototype, englobando os DPs, os LMP2 e o Delta Wing, terá uma participação máxima de 19 carros na maioria dos eventos, com autorização para 20 bólidos nas seguintes pistas: Sebring, Long Beach, Mazda Raceway (Laguna Seca), Detroit e Indianápolis.

A classe PC (Prototype Challenge) é a que mais vai sofrer com a novidade. Devido ao aumento dos custos de preparação dos DPs para 2014 e também com a recorrente queda de competitividade da LMP2, com apenas duas equipes na ALMS neste ano, a classe PC tornou-se uma alternativa viável e de baixo custo para vários times.

Muitos inclusive tinham começado a preparar chassis visando o próximo campeonato e, das duas uma: ou a organização volta atrás ou muitos terão que rever os planos. A divisão ficou limitada a apenas 10 autos por prova. Muito pouco, considerando que a subclasse vai fazer uma corrida solitária no Kansas, que entrou no calendário de última hora.

A divisão GTLM (GT Le Mans), com os modelos Grã-Turismo homologados de acordo com o regulamento ACO/FIA terá um limite de 12 carros/prova na maioria das pistas, com exceção feita a Virginia International Raceway (19), Long Beach (16), Sebring e Indianápolis (14 em cada). Esse total, entretanto, não deve sofrer muitas alterações durante todo o ano, pois a média de inscritos por prova na ALMS sempre foi de onze carros em 2013.

Na GTD, que congregará os Porsche Cup da ALMS e os carros GT da Rolex Sports Car Series, o limite será de 19 veículos em todo o campeonato, exceto Detroit, com previsão de até 21 inscritos.

Se as contas não falham, o máximo de carros por corrida será este:

24h de Daytona – 60 carros (19 P, 10 PC, 12 GTLM e 19 GTD)
12h de Sebring – 63 carros (20 P, 10 PC, 14 GTLM, 19 GTD)
Long Beach – 36 carros (20 P, 16 GTLM)
Laguna Seca – duas provas em separado, com 32 carros (20 P, 12 GTLM) numa corrida e 29 noutra (10 PC e 19 GTD)
Detroit – 41 carros (20 P, 21 GTD)
Kansas – 10 carros (todos PC, correndo com os IMSA Cooper Tires Prototype Lites, em duas baterias)
Watkins Glen International – 60 carros (19 P, 10 PC, 12 GTLM, 19 GTD)
Mosport – 50 carros (19 P, 12 GTLM, 19 GTD)
Indianápolis – 63 carros (20 P, 10 PC, 14 GTLM, 19 GTD)
Road America – 60 carros (19 P, 10 PC, 12 GTLM, 19 GTD)
Virginia International Raceway – duas provas em separado, com 10 carros (todos PC, correndo com os IMSA Cooper Tires Prototype Lites, em duas baterias) numa corrida e 38 noutra (19 GTLM e 19 GTD)
COTA – 60 carros (19 P, 10 PC, 12 GTLM, 19 GTD)
Petit Le Mans – 60 carros (19 P, 10 PC, 12 GTLM, 19 GTD)