A Mil por Hora
Fórmula 1

Um título histórico

RIO DE JANEIRO – Que Sebastian Vettel seria o campeão mundial de Fórmula 1 em 2013, todo mundo sabia. A dúvida era sobre quando e onde isso iria acontecer. Pois bem: a dúvida caiu por terra. Neste domingo, 27 de outubro, no circuito de Buddh, na Índia, o piloto alemão de 26 anos conquistou seu […]

RIO DE JANEIRO – Que Sebastian Vettel seria o campeão mundial de Fórmula 1 em 2013, todo mundo sabia. A dúvida era sobre quando e onde isso iria acontecer. Pois bem: a dúvida caiu por terra. Neste domingo, 27 de outubro, no circuito de Buddh, na Índia, o piloto alemão de 26 anos conquistou seu quarto título consecutivo na categoria máxima do automobilismo.

É a coroação e a confirmação do trabalho fantástico de uma grande dupla que se formou: na pista, Vettel conduz seu carro com grande competência e isto traz a confiança de toda a equipe Red Bull – que tem um gênio fora das pistas, chamado Adrian Newey. O engenheiro britânico, com seus carros acima da média, também contribui para as históricas conquistas do piloto alemão.

Vettel é, a partir de agora, o piloto mais jovem a conquistar quatro títulos em sequência na Fórmula 1. Superou Michael Schumacher, que chegou ao 6º título da carreira (o quarto consecutivo) em 2003, quando tinha 34 anos. Juan Manuel Fangio, ao levar a taça em 1956, tinha 46 anos. É mais um recorde que o “Colosso de Heppenheim” trucida. Sabe-se lá quantos outros virão para serem batidos e conquistados.

E este tetracampeonato seguido talvez tenha sido o mais gostoso dos títulos que ele conquistou – mais até do que os dificílimos feitos de 2010 e do ano passado. Vettel teve um ano perfeito. Dez vitórias – seis consecutivas – doze pódios, sete pole positions, seis voltas mais rápidas em prova, 504 voltas na liderança (o segundo tem 104) e 2.730 km percorridos em primeiro lugar (o segundo tem 447 km somente). Um massacre.

Muito bem: encerrada a luta pelo título de pilotos – e também pelo de Construtores, pois a Red Bull foi igualmente campeã de forma antecipada, a pergunta fica no ar: com a mudança de regulamento, que traz de volta os motores turbo e a economia de combustível, será que ainda veremos a parceria Vettel-Newey de novo vitoriosa em 2014?

No que depender da combinação de genialidade e talento, sim. Mas se isso será capaz de ofertar ao piloto alemão um pentacampeonato, veremos no correr do próximo ano.