A Mil por Hora
Mundial de Endurance

WEC, 6h de Fuji: Toyota larga na frente em casa

RIO DE JANEIRO – Em seu quintal de casa, o circuito japonês Fuji Speedway, a Toyota começou bem diante da rival Audi no primeiro treino livre para a 6ª etapa do Mundial de Endurance (WEC). Com Anthony Davidson a bordo do TS030 Hybrid #8, a marca nipônica largou na frente com o tempo de 1’28″325 […]

WEC 6 Hours of Fuji

RIO DE JANEIRO – Em seu quintal de casa, o circuito japonês Fuji Speedway, a Toyota começou bem diante da rival Audi no primeiro treino livre para a 6ª etapa do Mundial de Endurance (WEC). Com Anthony Davidson a bordo do TS030 Hybrid #8, a marca nipônica largou na frente com o tempo de 1’28″325 na melhor das 39 voltas que o protótipo completou na primeira sessão.

O carro #1 dos atuais campeões Marcel Fässler/Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer ficou com o segundo tempo – 1’28″438, a 0″113 dos rivais e com 37 voltas percorridas, ao contrário do #2 de Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish. O e-tron quattro dos líderes do WEC deu apenas cinco voltas em decorrência de um acidente onde a equipe de mecânicos Audi precisará trocar câmbio e motor do carro, mas saiu do treino livre com a terceira posição geral. Em quarto ficou o #7 de Kazuki Nakajima/Nicolas Lapierre/Alexander Wurz, a mais de seis décimos do Toyota gêmeo.

Como já é habitual, o Lola da Rebellion Racing, único entre os LMP1 particulares, ficou com a quinta posição a 2″329 do melhor tempo do dia, com Mathias Beche dividindo o #12 com Andrea Belicchi. Na LMP2, o Oreca #26 da G-Drive Racing guiado por Mike Conway estabeleceu o tempo de referência – 1’33″619, meio segundo mais rápido que o Morgan #47 da KCMG, guiado por Richard Bradley.

A terceira posição da subdivisão secundária de protótipos ficou com o #49 da Pecom Racing guiado por Nicolas Minassian, em 1’34″580, seguido pelo #25 da Delta-ADR e pelo Zytek da Jim Gainer International, outra das boas surpresas do primeiro treino.

Entre os LMGTE-PRO, domínio absoluto do Aston Martin #97 de Stefan Mücke/Darren Turner/Fred Makowiecki com o melhor tempo da sessão em 1’39″548, oito décimos mais rápido que o Porsche de Jörg Bergmeister/Patrick Pilet. O outro carro do construtor britânico, partilhado por Pedro Lamy/Richie Stanaway veio com o 3º melhor tempo da divisão, à frente do outro Porsche, de Richard Lietz/Marc Lieb. Os dois carros da AF Corse ficaram com as posições de quinto a sexto, com o #51 de Giancarlo Fisichella/Gimmi Bruni à frente do #71 de Toni Vilander/Kamui Kobayashi.

Jean-Karl Vernay estabeleceu a melhor marca entre os carros da LMGTE-AM: com o Porsche #76 da IMSA Performance Matmut, o francês virou em 1’41″902, na melhor das 35 voltas percorridas na sessão. O carro #95 do brasileiro Bruno Senna, partilhado também com os dinamarqueses Christoffer Nygaard e Kristian Poulsen, ficou em segundo lugar ao fim do treino, mesmo tendo provocado uma bandeira vermelha que interrompeu a sessão. Bruno, que completou 30 anos na última terça-feira, fez o tempo de 1’41″939.

O Porsche #88 de Christian Ried/Paolo Ruberti/Gianluca Roda ficou em terceiro com 1’42″047, seguido pelo Aston Martin #96 de Jamie Campbell-Walter/Stuart Hall/Jonny Adam e pela Ferrari #81 de Rui Águas/Davide Rigon/Enzo Potolicchio. O Corvette #50 do brasileiro Fernando Rees, que terá ainda os franceses Julien Canal e Patrick Bornhauser, ficou em último na primeira sessão, com 1’42″937.

O segundo treino livre para as 6h de Fuji será nesta madrugada, a partir de 3h30 pelo horário de Brasília.