A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Caminho aberto para a volta

RIO DE JANEIRO – Há quase meio século sem vencer em Le Mans e sem disputar oficialmente um campeonato de Endurance nas últimas quatro décadas, a Ferrari agita os bastidores com notícias que dão conta de um possível retorno de Maranello às competições do gênero. Antonello Coletta, responsável direto pelo motorsport da Ferrari nas demais categorias exceto […]

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RIO DE JANEIRO – Há quase meio século sem vencer em Le Mans e sem disputar oficialmente um campeonato de Endurance nas últimas quatro décadas, a Ferrari agita os bastidores com notícias que dão conta de um possível retorno de Maranello às competições do gênero.

Antonello Coletta, responsável direto pelo motorsport da Ferrari nas demais categorias exceto a Fórmula 1, afirma que o construtor vai estudar o livro de regras da classe LMP1 e pode ser que a Ferrari acabe por desenvolver um Esporte-Protótipo para o futuro. Contudo, sem data marcada.

“No momento, estamos concentrados na Fórmula 1”, disse Coletta à publicação estadunidense Racer. “Isso significa que nós não podemos dizer nem que estaremos na LMP1 ou não estaremos. Também não podemos afirmar que nosso envolvimento começará em 2015 ou depois disso”, comentou.

O dirigente descarta a possibilidade dos italianos entrarem no WEC somente como fornecedores de motor. Seria um esquema completo de fábrica, nos moldes de Audi, Porsche, Toyota e – talvez – Nissan, que pretende estrear em 2015.

“Ou nós construímos e desenvolvemos nosso carro, ou nada feito.”

A Ferrari não é o primeiro fabricante da Fórmula 1 com possibilidade de ingressar no Mundial de Endurance na divisão LMP1 com os novos motores de 1,6 litro com turbocompressor: a Renault também foi alvo de rumores ao longo dos últimos meses.

Na ocasião da entrevista sobre esse retorno aos Protótipos, Coletta confirmou que o envolvimento nas classes LMGTE está mantido para o próximo ano, refutando também a hipótese do italiano Giancarlo Fisichella deixar o posto de piloto oficial de fábrica em 2014.

“Nada vai mudar. Estamos muito satisfeitos com nossos pilotos e Giancarlo certamente estará entre eles. O que pode mudar é a dupla de pilotos”, afiançou. A AF Corse já tinha mexido nas formações da LMGTE-PRO para a etapa do Bahrein, pondo Fisichella e Gianmaria Bruni em carros separados. Gimmi venceu a corrida com Toni Vilander e conquistou o título. Neste fim de semana, o piloto recebe o troféu de campeão do WEC na cerimônia de gala da FIA, em Paris.

Foto: José Carlos Pace na Ferrari 312PB durante as 24 Horas de Le Mans em 1973. Brasileiro chegou em 2º lugar em dupla com Arturo Merzario (arquivo)