A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

O adeus de Allan McNish

RIO DE JANEIRO – A menos de 24 horas do anúncio do programa da Audi para o Mundial de Endurance 2014, fomos surpreendidos com o anúncio da aposentadoria do escocês Allan McNish, que se retira oficial e definitivamente do automobilismo. O piloto de 43 anos, nascido na cidade de Dumfries, põe um ponto final numa […]

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RIO DE JANEIRO – A menos de 24 horas do anúncio do programa da Audi para o Mundial de Endurance 2014, fomos surpreendidos com o anúncio da aposentadoria do escocês Allan McNish, que se retira oficial e definitivamente do automobilismo.

O piloto de 43 anos, nascido na cidade de Dumfries, põe um ponto final numa carreira que, com exceção à Fórmula 1, onde passou em brancas nuvens quando foi piloto da Toyota em 2002, teve sucesso – especialmente nas provas de Endurance, onde McNish realmente brilhou.

Vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1998, 2008 e 2013, com Porsche e Audi, ele foi também três vezes campeão da American Le Mans Series em 2000, 2006 e 2007, com um total de 19 vitórias na série recém-extinta. Não obstante, foi vice-campeão mundial de pilotos no WEC em 2012 e campeão neste ano. Fecha a trajetória dele como piloto da Audi, portanto, com chave de ouro.

O anúncio da aposentadoria de McNish, que pegou a todos de surpresa, é lamentado nas redes sociais pelos fãs e pela maioria absoluta dos pilotos, tanto colegas quanto adversários. Sinal de que deixa uma marca de respeito e carinho por todos, em especial na Audi, com quem colaborou a partir de 2000, excluindo-se, claro, o período em que serviu à Toyota.

A retirada do escocês abre caminho para Lucas Di Grassi herdar a vaga de piloto titular no carro #2 ao lado de Loïc Duval e Tom Kristensen. Uma tremenda responsabilidade. Mas existe concorrência: o britânico Oliver Jarvis também pode ficar com o posto.

Respostas a esse dilema, amanhã.