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Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (160)

RIO DE JANEIRO – A foto mostra o streamliner Carcará, o ousado projeto de Jorge Lettry, Anísio Campos e Rino Malzoni, do qual participou também o mecânico Miguel Crispim, construído com o objetivo de registrar o recorde brasileiro de velocidade em quilômetro lançado. O carro, com chassi de Fórmula Júnior, carroceria de alumínio super aerodinâmica e mecânica […]

rio-de-janeiro-avenida-das-americas-1966-03RIO DE JANEIRO – A foto mostra o streamliner Carcará, o ousado projeto de Jorge Lettry, Anísio Campos e Rino Malzoni, do qual participou também o mecânico Miguel Crispim, construído com o objetivo de registrar o recorde brasileiro de velocidade em quilômetro lançado. O carro, com chassi de Fórmula Júnior, carroceria de alumínio super aerodinâmica e mecânica Vemag de 1 litro, com Norman Casari a bordo, conseguiu a média de 212,903 km/h no dia de 29 de junho de 1966.

Foi o primeiro recorde brasileiro de velocidade oficializado e a marca jamais foi suplantada na categoria até 1000cc na América Latina. A princípio, o Carcará seria conduzido por Mário César Camargo Filho, o Marinho, mas este se esquivou afirmando que era impossível conduzi-lo. Casari topou quebrar o recorde, desde que se resolvesse o problema de excessiva pressão aerodinâmica no eixo dianteiro. Como paliativo, foram trocados os pneus radiais por diagonais e instalado um volante de madeira, para diminuir a sensibilidade da direção.

Esse recorde do Carcará, para quem não sabe, foi batido aqui no Rio de Janeiro, na BR-101, num ainda incipiente bairro chamado Barra da Tijuca. Quem vê a Avenida das Américas hoje nem faz ideia de que em 1966 ela era assim como vista na imagem acima.

Há 48 anos, direto do túnel do tempo.