A Mil por Hora
Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (170)

RIO DE JANEIRO – Divisão 4, anos 70 e aí está uma raridade: um protótipo Manta guiado por Valdir Favarin. O ano, eu não tenho certeza – por eliminação creio que seja 1974, por dois fatores: primeiro que em 73, o piloto conduzia um estranho protótipo Bimotor, porque em 1975, no último ano do Campeonato […]

tumblr_mp0mw3IVtS1qcgmxso1_1280RIO DE JANEIRO – Divisão 4, anos 70 e aí está uma raridade: um protótipo Manta guiado por Valdir Favarin. O ano, eu não tenho certeza – por eliminação creio que seja 1974, por dois fatores: primeiro que em 73, o piloto conduzia um estranho protótipo Bimotor, porque em 1975, no último ano do Campeonato Brasileiro dessa categoria, o carro dele era amarelo e verde, tinha aerofólio traseiro e corria com motor Chrysler.

Os protótipos Manta foram construídos no Paraná por Luiz Moura Brito e Márcio Leitão. Tinham chapas rebitadas de alumínio na carroceria e design elegante. Uma pena que a Divisão 4 não conseguiu sobreviver após duas temporadas (74/75) com grids minguados e carros, com raras exceções, pouco competitivos – ainda mais se considerarmos que em 1973 havia uma média superior a 20 inscritos por prova.

A foto que ilustra este post é do riquíssimo arquivo do Pietro Tebaldi.

Há 40 anos, direto do túnel do tempo.