A Mil por Hora
United Sports Car Championship

Level 5 Motorsports abandona o TUSC; lista de Sebring baixa para 65 carros

RIO DE JANEIRO – Por essa, muitos não esperavam. A equipe Level 5 Motorsports, campeã das 24 Horas de Daytona na classe GTD após uma disputa frenética com um Audi da Flying Lizard Motorsports, decidiu abandonar a temporada 2014 do Tudor United SportsCar Championship. E não tem choro, nem vela. A decisão é irreversível. “A […]

imsa_25806143

RIO DE JANEIRO – Por essa, muitos não esperavam. A equipe Level 5 Motorsports, campeã das 24 Horas de Daytona na classe GTD após uma disputa frenética com um Audi da Flying Lizard Motorsports, decidiu abandonar a temporada 2014 do Tudor United SportsCar Championship. E não tem choro, nem vela. A decisão é irreversível.

“A responsabilidade é minha”, afirmou o diretor esportivo David Stone. “Scott (Tucker, n. do blog: proprietário do time e piloto) colocou toda a parte operacional e as decisões nos meus ombros. E, na minha opinião, participar do Tudor United SportsCar Championship não é o melhor para a Level 5 neste momento.”

“Não estamos desmerecendo a competição. De forma alguma. Eles acham que fazem o que é melhor para eles. E nós, o que é melhor para o time”, afirmou o dirigente.

Segundo o site Sportscar 365.net, do jornalista estadunidense John Dagys, um dos muitos fatores que levaram à decisão de abandonar o certame foi a questão da polêmica penalização que chegou a ser imposta pelo diretor de prova das 24 Horas de Daytona, ao considerar ilegal a defesa de posição do piloto italiano Alessandro Pier Guidi, um dos tripulantes de uma das Ferrari F458 Italia GT3 da Level 5 Motorsports, na disputa contra o Audi R8 LMS guiado pelo alemão Markus Winkelhock.

Também terá causado espécie à equipe a decisão de impor um número de carros por categoria, o que levou a Level 5 a perder potenciais clientes na classe Prototype Challenge, onde tinham confirmado a inscrição de dois protótipos Oreca FLM09, que nunca foram vistos nas pistas – nem em testes de pré-temporada. Com uma Ferrari confirmada ao menos para toda a temporada da divisão GTD, para os pilotos Townsend Bell e Bill Sweedler, e a possibilidade de alinhar duas nas provas longas, nem assim a equipe se animou em dar sequência aos planos.

O caminho da Level 5 deve ser o Pirelli World Challenge, certame de Grã-Turismo disputado nos EUA, com várias provas acontecendo em paralelo com a Fórmula Indy. Pelo regulamento ser bastante semelhante, é bem possível que as Ferrari do time estejam na pista novamente neste ano.

Com a decisão da equipe de abandonar a temporada 2014, o grid das 12 Horas de Sebring perde dois carros na GTD. E a corrida terá também menos um concorrente na GTLM: o Aston Martin #97 inscrito pelo time oficial de fábrica foi retirado da lista oficial de inscritos por divergências no Balance of Performance (BoP) da subdivisão, que teria prejudicado o modelo do construtor britânico nas 24 Horas de Daytona. Como não houve uma decisão final a respeito do apelo da equipe, a AMR resolveu a situação da forma que achou mais conveniente.