A Mil por Hora
Nascar

O ótimo começo de campeonato da Nascar

RIO DE JANEIRO – Cinco corridas disputadas, cinco vencedores diferentes. A temporada 2014 da Sprint Cup Series começa de forma promissora, fazendo crer que a ideia do Chase com 16 pilotos classificados por vitórias e/ou desempenho ao longo do ano pode dar certo. Até aqui, a quadriculada foi acenada primeiro, pela ordem, para Dale Earnhardt Júnior, […]

RIO DE JANEIRO – Cinco corridas disputadas, cinco vencedores diferentes. A temporada 2014 da Sprint Cup Series começa de forma promissora, fazendo crer que a ideia do Chase com 16 pilotos classificados por vitórias e/ou desempenho ao longo do ano pode dar certo. Até aqui, a quadriculada foi acenada primeiro, pela ordem, para Dale Earnhardt Júnior, Kevin Harvick, Brad Keselowski, Carl Edwards e Kyle Busch.

E foram triunfos obtidos em cinco pistas igualmente distintas. O filho de Dale Earnhardt teve um começo de sonho, vencendo no mais tradicional Superspeedway dos EUA e terminando em 2º num oval curto (Phoenix) e num oval médio (Las Vegas). Foi no meio do deserto do Arizona em que Kevin Harvick prevaleceu, mas com dois abandonos por problemas mecânicos em Vegas e em Bristol, o piloto da equipe Stewart-Haas é o único dos que não ganharam a figurar na zona de classificação do Chase – está em 25º.

Na prova de Las Vegas, Brad Keselowski usou da tática para derrotar Dale Jr., mostrando que os Ford Fusion vivem um bom momento nesse começo de campeonato. A Penske vem bem e também a Roush Racing, que ganhou em Bristol com Carl Edwards. O piloto do #99 comemorou sua primeira vitória bem ao seu estilo, no backflip que é sua marca registrada.

A California 400, disputada neste último domingo em Fontana, podia ter marcado a primeira vez de dois grandes campeões da Sprint Cup neste ano, no Victory Lane. Mas não foi desta vez em que Jimmie Johnson e Jeff Gordon triunfaram. O primeiro liderou por oito oportunidades um total de 104 voltas das 200 previstas – que acabaram sendo 206, por conta de duas prorrogações. Gordon também ponteou por 23 voltas em quatro oportunidades, mas enquanto JJ foi nocauteado por um estouro de pneu – problema recorrente com vários pilotos na corrida – Gordon se deu mal por um erro da equipe.

O vídeo acima mostra como foi o desenlace sensacional da corrida, com Kyle Busch emergindo de forma absolutamente kamikaze para ganhar sua primeira prova na Sprint Cup neste ano – o piloto já venceu duas na Nationwide Series e a primeira da Truck, em Daytona. Quem também brilhou no fim foi Kyle Larson: o ousado novato buscou a varrida após ganhar a corrida da Nationwide em Fontana, mas acabou derrotado pelo Buschinho. Kurt Busch fez um excelente 3º lugar, seguido pelo pole position Matt Kenseth e por Tony Stewart.

Com o 10º lugar numa prova disputadíssima, Edwards assumiu a liderança da temporada 2014 com 186 pontos, um a mais que Earnhardt Júnior e dois à frente de Gordon. Na competição paralela dos Rookies, Kyle Larson lidera com folga de quatro pontos (58 a 54) sobre Austin Dillon.

A próxima corrida será no circuito de Martinsville, na Virgínia, no próximo domingo. O oval pavimentado com concreto e asfalto é conhecido como “Paper Clip” (Clip de Papel) e tem 847 metros apenas de extensão, sendo o menor da temporada, com inclinação de 12º nas curvas. O maior vencedor da história é Richard Petty, com 15 triunfos.

Ano passado, Jimmie Johnson dominou absoluto a corrida disputada em 7 de abril, liderando 348 das 500 voltas previstas, na prova da Sprint Cup. A Nationwide descansa nessa pista e quem volta é a Truck Series para a 2ª etapa do calendário de 22 etapas. O vencedor ano passado foi Johnny Sauter, com um Toyota Tundra.

O Fox Sports 2 transmite as duas corridas do fim de semana (Camping e Sprint) ao vivo.