A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

Show de Endurance!

RIO DE JANEIRO – Começa hoje em Tarumã o melhor campeonato de Endurance do país. Já que, repito, não temos um certame nacional por inépcia, desinteresse de muitos, revanchismo ou tudo isso junto e mais um pouco, a turma do Rio Grande do Sul dá mais uma aula de como fazer automobilismo. Não obstante o […]

10012933_618376684912581_1579454971_o

RIO DE JANEIRO – Começa hoje em Tarumã o melhor campeonato de Endurance do país. Já que, repito, não temos um certame nacional por inépcia, desinteresse de muitos, revanchismo ou tudo isso junto e mais um pouco, a turma do Rio Grande do Sul dá mais uma aula de como fazer automobilismo.

Não obstante o que acontece com as categorias Fórmula Júnior e Fórmula Gaúcha, que mostraram crescimento evidente em 2013 e bom nível técnico, a Endurance impressiona por tudo: o colorido dos carros, a qualidade dos equipamentos, a diversidade de categorias e, principalmente, um grid espetacular.

Era para ser 45 carros, mas um Opala que voltava às pistas bateu num treino e não pôde ser reparado. O MRX #80 da equipe Power Imports explodiu o motor e não larga. Também um Gol inscrito por um pessoal de Guaporé e aguardado em Tarumã, não compareceu. O #12 de Jindra Kraucher/Luciano Cardoso sofreu um acidente e seria reparado para que pudesse alinhar. Caso o time não consiga pôr o carro na pista a tempo, mesmo assim é um plantel de respeito. Afinal, que campeonato hoje neste país coloca 41 carros numa mesma pista?

A pole position, na ausência do MRX “foguete” normalmente guiado por Juliano Moro, foi do novo protótipo MR18 dos gêmeos Felipe e Vinícius Roso, mais Cláudio Ricci. Com sua aparência de Peugeot 908 HDi FAP LMP1, o protótipo made in Rio Grande cravou 1’01″627, média de 177,52 km/h. A seu lado, na primeira fila, figura o MRX #10 de Cristiano Tigrinho Almeida/Machão Cardoso/Vicente Orige. Tiel de Andrade pôs o MC Tubarão com o terceiro tempo e os sul-matogrossenses Nilson e José Ribeiro qualificaram o MRX com motor Ford Duratec em quarto – pole da categoria II. Serão, aliás, sete classes na pista.

O site da Cronomap, do querido amigo Aldo Pastore, terá o live timing das 3 Horas de Tarumã, a primeira corrida do Gaúcho de Endurance 2014.